Rota do Café do Cerrado Mineiro agora é lei em Patos de Minas e poderá impulsionar o turismo

Em Patos de Minas, tem o apoio da Prefeitura, Agência para o Desenvolvimento Econômico de Patos de Minas (Adesp) e outras entidades.

O Projeto de Lei que institui a Rota do Café do Cerrado Mineiro como roteiro oficial em Patos de Minas foi aprovado na Câmara Municipal e segue para sanção do executivo. Criada em 2023, em Patrocínio, e ampliada para Patos de Minas, em 2024, a Rota do Café engloba as experiências da produção de café de alta qualidade, com os atrativos naturais, culturais e gastronômicos da região, podendo alavancar o turismo na região e gerar mais emprego e renda.

Na avaliação da assessora de desenvolvimento econômico de Patos de Minas, Jéssica Viana, a Rota do Café do Cerrado Mineiro é um importante ativo de turismo do município e faz parte da estratégia da marca-lugar de Patos de Minas. “A Lei vem para chancelar todo o trabalho de excelência desenvolvido pelos cafeicultores e empreendedores, com o apoio de entidades e do poder público, fortalecendo ainda mais as iniciativas do setor”, afirma.

Para o vereador Paulo Henrique Caixeta, autor do Projeto, a proposição valoriza a importância histórica e econômica do café para o Alto Paranaíba. “Com esse projeto, iremos incentivar ainda mais a vinda de novos turistas para uma imersão na cultura local e na mineiridade, com experiências em fazendas, cafeterias, restaurantes e atrativos turísticos”, salienta.

Já o secretário Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Paulo Henrique Moreira  Rodrigues, afirma que a Rota do Café do Cerrado Mineiro é um convite para mergulhar na alma do território. “Mais do que uma viagem entre fazendas, paisagens e aromas, a rota tem o poder de despertar os sentidos, fortalecer a comunidade e transformar a experiência do visitante em um verdadeiro patrimônio afetivo”, frisa.

A Rota do Café do Cerrado Mineiro foi estruturada pela Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) e pelo Sebrae Minas, em parceria com a Federação dos Cafeicultores do Cerrado e a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer). Em Patos de Minas, tem o apoio da Prefeitura, Agência para o Desenvolvimento Econômico de Patos de Minas (Adesp) e outras entidades.

Entre as experiências que serão disponibilizadas na Rota do Café em Patos de Minas está a Fazenda Chuá (Casa Bruxel Cafés e Vinhos). “O reconhecimento legal da Rota como oferta turística colabora de forma estratégica para a sua consolidação e relevância para a região”, afirmou a analista do Sebrae Minas Naiara Marra.

Festival da Colheita

Entre os dias 16 e 29 de junho, Patrocínio e Patos de Minas recebem a 2ª edição do Festival da Colheita do Café, evento que celebra a safra do café da Região do Cerrado Mineiro e destaca os atrativos do rota da primeira Denominação de Origem (DO) de cafés do Brasil.

A programação contempla missas campais em fazendas, visitas guiadas, colheita e degustações especiais e harmonizadas, música e eventos abertos ao público. Em Patrocínio, o Festival será realizado de 16 a 22/6.

Em Patos de Minas, as ações acontecerão de 23 a 29/6. O encerramento será na Praça do Coreto, nos dias 28 e 29, em conjunto com a Feira de Arte e Cultura, com apresentações de bandas locais, degustação de cafés especiais, exposição de artesanato e quitandas mineiras. Mais informações: @rotadocafecerradomg.

Últimas Notícias

DNIT inicia manutenção na BR 352 em Patos de Minas e moradores comemoram melhorias no trecho

Veja mais

Atleta patense de apenas 14 anos se destaca em competição internacional de vôlei

Veja mais

Batida frontal entre veículos de passeio deixa um morto e pelo menos três feridos na BR 365, em Patrocínio

Veja mais

Saúde passa por transformação em Patos de Minas com investimento pesado em novas obras, reformas e ampliações

Veja mais

Motorista morre após caminhão aquaplanar e bater em carreta, na BR354

Veja mais

Polícia Civil prende jovem de 20 anos e cumpre mandados durante a operação Vulcano em Patos de Minas

Veja mais