Rio Paranaíba sobe 70 cm em 24 horas e ultrapassa a marca dos 9 metros acima do normal

As águas já saíram da caixa, mas ainda não foi verificada a necessidade de desalojamentos.

O Rio Paranaíba voltou a subir neste sábado (08) em Patos de Minas. O nível ultrapassou a marca dos 9 metros e as águas já se aproximam da Ponte do Arco, no final da Avenida Joaquim Fubá. As águas já saíram da caixa, mas ainda não foi verificada a necessidade de desalojamentos. Em diversos pontos, as águas inundam áreas de pastagens.

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil vêm monitorando a situação dia a dia para evitar vítimas e danos. De acordo com o Tenente Pedro, Coordenador do Plantão Operacional deste sábado, o nível do Paranaíba atingiu 9,05 metros acima do normal. Isso significa 70 centímetros acima do que foi constatado ontem, que mostrava 8,35 m.

O oficial explicou que a Defesa Civil vem analisando se a água já atingiu residências, mas até o momento nenhuma situação de maior risco foi identificada. “O Rio já saiu de sua caixa normal. Várias áreas de pastagens já foram inundadas. No entanto, ainda não identificado alagamento de residência. A Defesa Civil está monitorando a situação”, explicou.

Ainda segundo o Tenente Pedro, faltam 2,5 metros para o Rio Paranaíba atingir a Ponte do Arco, no Bairro Nossa Senhora Aparecida. Nos fundos do Bairro Laranjeiras, moradores têm se impressionado com a quantidade de água. Muitas árvores às margens do rio já foram completamente encobertas pelas águas.

Conforme mostra a previsão do tempo, o tempo chuvoso deve continuar até a próxima sexta-feira (14). No entanto, o volume deve começar a diminuir na quinta-feira (13). No sábado (15), já não há previsão de chuva. Já foram registrados diversos deslizamentos de encostas nas rodovias, transbordamentos de rios interrompendo o trânsito e até queda de ponte. No entanto, não foram verificadas vítimas devido às chuvas na região.


Últimas Notícias

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

Imagens mostram suspeitos de furtar cofres com joias e dinheiro; se você conhece denuncie

Veja mais