Rio Paranaíba sobe 40 cm em 15 horas e volta a se aproximar dos 10 metros acima do normal
O Corpo de Bombeiros intensificou o monitoramento da situação.
O nível do Rio Paranaíba continua subindo em Patos de Minas, o que confirma a 2ª enchente de 2022. No final da tarde desta quarta-feira (09), o nível já chegava a 9,80. As águas subiram cerca de 0,40 centímetros em 15 horas. O Corpo de Bombeiros intensificou o monitoramento da situação.
As imagens registradas por volta das 11h00 desta quarta-feira mostram que as águas continuam avançando e diversas áreas de pastagem e imóveis já foram inundados nos Bairros Jardim Paulistano, Vila Rosa, Santa Terezinha, São José Operário e Copacabana.
Para chegar à Ponte do Arco, ainda falta cerca de 1 metro. Caso volte a atingi-la, será a primeira vez que se tem notícia. Na verdade, não se tem notícia de que o município tenha enfrentado duas enchentes no mesmo ano.
Em Janeiro, o nível do Rio Paranaíba chegou a mais de 12 metros acima do nível normal, na maior enchente registrada dos últimos 30 anos. As águas subiram até o topo da mureta da Ponte do Arco que possui cerca de 1 metro. O trânsito ficou interditado no local por 5 dias.
Em medição realização pelo Corpo de Bombeiros por volta das 19h00 dessa terça-feira (08), o nível do Rio Paranaíba estava a 9,40m. Ao atingir os 9,80m, vê-se que as águas subiram 0,40m em 15 horas. Se esse ritmo persistir, até o fim de semana pode-se chegar ao nível registrado em janeiro.
E existe a possibilidade de o nível realmente continuar subindo nos próximos dias. De acordo com a previsão do Clima Tempo desta quarta-feira (09), Patos de Minas deve contar com mais 8 dias de chuva, ou seja, deve haver precipitação até a quinta-feira (17).