Reunião com 33 municípios pode definir implantação da Regional do SAMU

Patos de Minas deve ser a sede da regional.

Toda Macrorregião Noroeste de Minas Gerais, envolvendo 21 municípios do Alto Paranaíba e outros 12 do Noroeste Mineiro, pode ganhar unidades do Serviço de Urgência e Emergência. Uma oficina com prefeitos, secretários de saúde e presidentes das Câmaras Municipais dos 33 municípios devem participar da oficina que vai acontecer nesta terça-feira (11). Patos de Minas deve ser a sede da regional.

De acordo com a assessoria de comunicação da Superintendência Regional de Saúde, o sistema de organização da saúde em rede visa à integração dos serviços de saúde, minimizando a fragmentação. A Rede, que inclui o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) irá beneficiar os 33 municípios da região, correspondendo a uma população total estimada em 650 mil pessoas.

Participarão do evento o superintendente regional de saúde de Patos de Minas, Lindomar Marques Babilônia, o coordenador da Urgência e Emergência da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), Rasível dos Reis Santos, autoridades regionais e locais, incluindo prefeitos, secretários municipais de saúde, assessores jurídicos e Ministério Público.

De acordo com o Superintendente Regional de Saúde, Lindomar Babilônia, a implantação da regional é extremamente positiva e espera que todos os 33 municípios participem do consórcio que irá gerir o funcionamento. A maior parte dos recursos será de responsabilidade do governo federal. O Ministério da Saúde arcará com 50% dos gastos. A outra metade será dividida entre estado e município, sendo que, se o IDH do município for baixo, o estado poderá pagar até mais 12%.

O superintendente informou que, inicialmente, a intenção é implantar a central de regulação do SAMU em Patos de Minas, onde já funciona o serviço. Após a implantação, a luta será para a construção da sede própria. Segundo Lindomar, a prefeitura já se mostrou disposta a doar o terreno e o estado ficará responsável pela construção. A expectativa é de que a regional comece a funcionar ainda no 1º semestre deste ano.

Lindomar também salientou que a aprovação levará a uma reestruturação e melhoria na rede hospitalar da região. Segundo ele, além de novas ambulâncias, que até o momento não há um número definido, até um helicóptero está previsto para atender a região. A implantação também vai legalizar o atendimento do SAMU nas rodovias que cortam a região, já que por ser atualmente municipal, o atendimento não é obrigatório.

A Oficina de Implantação da Rede de Urgência e Emergência na macrorregião Noroeste vai acontecer nesta terça-feira (11), às 8h00, no memorial do Milho situado no Parque de Exposições.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais