Restauração do Casarão de Olegário Maciel deverá ser concluída em junho

Depois de mais de seis anos de trabalho, a restauração do Casarão de Olegário Maciel finalmente será concluída.

Depois de mais de seis anos de trabalho, a restauração do Casarão de Olegário Maciel finalmente será concluída. O Fundo Estadual de Cultura liberou os recursos necessários para o término da obra. Depois de pronto, o lugar vai abrigar o Museu da Cidade de Patos de Minas.

A obra foi retomada para a última etapa em dezembro do ano passado. Os profissionais já instalaram o elevador para facilitar o acesso de idosos e portadores de deficiência, o circuito fechado de TV, que vai permitir o monitoramento de todos os cômodos, e o sistema de alarme que vai proteger o Casarão.

Os profissionais trabalham agora na recuperação do piso. O assoalho vai passar por uma raspagem e receberá uma cera especial. A surpresa, nesta etapa, ficou para o lado de fora. Ao retirar o cimento, em volta da casa, os profissionais descobriram que as calçadas eram feitas de tijolos. Eles foram todos restaurados.

O casarão localizado na avenida Getúlio Vargas foi construído na década de 1910 para ser a residência do então governador de Minas Gerais Olegário Maciel. Além da importância arquitetônica, o imóvel também tem enorme valor histórico e cultural. Na época, muitas decisões importantes para o Estado foram tomadas daqui.

Ao entrar na última fase de restauração, a Divisão de Patrimônio da Secretaria Municipal de Cultura faz planos para abrir o Casarão. De acordo com o arquiteto Alex Borges, a expectativa é de que no início do segundo semestre deste ano o trabalho esteja concluído, permitindo assim a montagem do museu.

Nesta etapa, as obras na Casa de Olegário Maciel vão custar R$ 286 mil, dinheiro liberado pelo Fundo Estadual de Cultura. Depois de concluída, a restauração que começou em 2004, terá consumido cerca de R$ 1 milhão. O valor histórico e cultural do imóvel, no entanto, é incalculável.

De acordo com o secretário municipal de cultura, Márcio Maciel, com a abertura do Museu, o Casarão de Olegário Maciel, com sua riqueza artística e arquitetônica, vai contar a história de Patos de Minas e de sua gente e estará aberto para quem quiser ver.

Últimas Notícias

Carro inicia conversão e é atingido por motociclista que fazia ultrapassagem, em Patos de Minas

Veja mais

Moradores usam sacolinhas plásticas para sinalizar fiação caída em via de Patos de Minas

Veja mais

Empresário discute com a esposa e acaba preso após ameaçar invadir festa com caminhonete

Veja mais

Devotos de Nossa Senhora da Abadia terão pontos de apoio para fazer suas romarias

Veja mais

Jovens atletas patenses conquistam medalhas no Campeonato Brasileiro de Karatê

Veja mais

Motociclista tem múltiplas fraturas após acidente e motorista com sinais de embriaguez diz ter usado cocaína

Veja mais