Relatório mostra avanços na área ambiental em Patos de Minas e desafios para o futuro

Conforme o documento, são 30 itens que compõem o bloco de avanços, conquistas e projetos de melhoria do meio ambiente e outros 30 tópicos contendo as demandas, passivos e problemas ainda pendentes de solução em Patos de Minas.

O conselheiro ambiental do Cima, Codema, Colmeia e Comsab, Civuca Costa, elaborou um "check list" contendo duas listas de temas sobre meio ambiente e sustentabilidade em Patos de Minas. Conforme o documento, são 30 itens que compõem o bloco de avanços, conquistas e projetos de melhoria do meio ambiente e outros 30 tópicos contendo as demandas, passivos e problemas ainda pendentes de solução em Patos de Minas.

Relatório socioambiental de Patos de Minas:

O município de Patos de Minas, pelo último censo possui um número populacional acima de 150 mil habitantes. Nos últimos anos houve avanços significativos e conquistas importantes nas áreas do meio ambiente e da sustentabilidade. Porém, o número de demandas e problemas ambientais, ainda é muito grande e supera as ações, programas e projetos implantados. Assim, é preciso um conjunto de forças e projetos para o desenvolvimento de políticas públicas ambientais, com um novo olhar para o meio ambiente e os recursos naturais. Neste contexto, como contribuição, elaboramos um "check list" identificando as 30 conquistas em destaque e os 30 maiores problemas pendentes de solução na área socioambiental de Patos de Minas. (Civuca Costa).

Segundo o relatório, estão na lista de avanços, conquistas e soluções:

# Existência da Lei 196/2003 que regulamenta todo o conjunto de Leis Ambientais do município de Patos de Minas, reunindo até o momento, o total acima de 60 leis ambientais em vigência.

# Instalação da Diretoria do Meio Ambiente, lotada nas Secretarias de Planejamento e, posteriormente, na Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável.

# Criação do Cima (Conselho Integrado do Meio Ambiente - Ano 2002).

# Criação do Codema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - Ano 2007).

# Criação do Colmeia (Coletivo Local de Meio Ambiente - Ano 2017).

# Construção da ETA (Estação de Tratamento de Água em Patos de Minas), com a instalação da Copasa no ano de 1973.

# Construção do Aterro Sanitário em área rural de 40 hectares (Ano 2009).

# Revitalização do Parque Municipal do Mocambo, com reformas físicas, funcionamento da lagoa artificial com pedalinhos e inauguração do Restaurante Quiosque Mocambo. (Período de 2013 a 2016).

# Inauguração do Posto de Distribuição de Mudas para arborização urbana (Viveirinho do Mocambo). Ano 2015.

# Existência da ação ambiental "Trilhas do Saber" de educação ambiental com "Visitas Guiadas" para estudantes em áreas internas do Parque do Mocambo. A ação acontece desde 2013 até o momento.

# Regulamentação do Fundo Municipal de Meio Ambiente (FMMA - Ano 2013), após 10 anos de sua criação oficial.

# Desassoreamento e revitalização da Lagoa Grande e da Lagoinha (Anos 2014 / 2015 e 2016).

# Criação da Semana Municipal do Meio Ambiente (SEMMA - Ano 2013).

# Criação do Programa Pronascentes (projeto de conservação, preservação, proteção e revitalização de microbacias pertencentes aos rios Paranaíba e São Francisco - Ano 2015).

# Construção do Ecoponto de Pneumáticos (pneus inservíveis) no Bairro Planalto (Ano 2014). Atualmente, a coleta de pneus velhos está sob a responsabilidade de empresa de iniciativa privada.

# Execução do PRAD (Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas), em área de transbordo no final da Avenida Padre Almir. Ano 2016.

# Construção de projeto arquitetônico de urbanização e preservação da praça da "Biquinha do Caramuru", pela Diretoria de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Planejamento. Ano 2014.

# Cercamento, instalação de placas educativas e revitalização da praça da "Biquinha do Caramuru" - Ano 2018.

# Realização do POEMA (Programa Municipal de Orientação e Educação em Meio Ambiente, por meio de concurso com premiação a estudantes. Evento realizado em apenas uma edição em 2014.

# Programa de Adoção de Esquipamentos Públicos, Praças e Áreas Verdes (Lei nº 6750/2013). Após 2016, o projeto se tornou o "Patos mais Verde" e no momento, o programa "Viva Patos". Lei nº 8058/2021.

# Instalação de empresa privada de reciclagem para a destinação de resíduos Classe A, para o processamentos de materiais oriundos da construção civil (entulhos). Ano 2013.

# Instalação do CETRAS (Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres) - Ano 2019.

# Instalação do escritório da SUPRAM (Superintendência Regional de Regularização Ambiental em Patos de Minas). Ano 2021.

# Implantação de Usina Regional de Triagem e Reciclagem em Patos de Minas. Em fase de estudos e implantação. Ano 2022.

# Aprovação de Lei Municipal que proíbe a venda e queima de fogos de artifício com estampido. Ano 2021.

# Nomeação do Conselho Municipal de Controle Social e Saneamento Básico e aprovação do Fundo Municipal de Saneamento (Ano 2021).

# Aprovação de Lei Municipal de cadastramento e identificação de cães e gatos da área urbana, por meio microchipagem. Ano 2022.

# Criação do Conselho e do Fundo Municipal de Proteção e Defesa Animal. Ano 2022.

# Aprovação da Lei Municipal que prevê a implantação das Reservas Ecológicas Particulares (RPEs). Ano 2022.

# Aprovação de projetos de construção, urbanização e revitalização do Parque Mata do Catingueiro e Parque Ecológico do Rio Paranaíba. (Em fase de implementação).

Por outro lado, segundo o ambientalista, Patos de Minas ainda possui os seguintes passivos ambientais:

# Inexistência da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade.

# Necessidade de ampliação do quadro de fiscalização ambiental na Diretoria de Meio Ambiente.

# Necessidade da aprovação de lei que prevê a instituição do IPTU Verde, para o estímulo aos contribuintes na aplicação de práticas sustentáveis.

# Necessidade de criação dos cargos de geólogo e geógrafos nos quadros ambientais de servidores municipais, por meio de concurso público.

# A falta de políticas públicas efetivas e campanhas continuadas de Educação Ambiental.

# Ausência de projeto e programas de fomento à arborização urbana, em cumprimento ao Habite-se. Falta fiscalização e cumprimento da lei.

# Necessidade de aprovação e regulamentação do Proaupa (Programa Municipal de Arborização Urbana). Em fase de discussão e construção.

# Inexistência de equipe técnica e operacional específica para cuidar e zelar das árvores no perímetro urbano e comunidades rurais.

# Ausência de Cooperativa de Catadores ou de Associação de Materiais Recicláveis em Patos de Minas.

# A falta de regularização fundiária de áreas verdes, parques municipais, unidades de conservação e equipamentos comunitários.

# A falta do plano de manejo do Parque do Mocambo e das demais áreas verdes de conservação, outros parques e áreas de APP.

# Necessidade de demarcação e proteção das Lagoas da Ceasa (Bosque da Memória), Posto Patão, Vargem Fria e Vale do Amanhecer.

# Necessidade do combate a erosões em áreas verdes, parques municipais e unidades de conservação. A exemplo do Parque do Mocambo e da voçoroca do bairro Céu Azul.

# Ausência do Município no Cadastro Nacional do SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação), para captação de recursos financeiros.

# Inexistência de Lei Municipal para a criação oficial do Parque Ecológico do Rio Paranaíba. Existe o projeto mas não existe a lei.

# Pendência quanto à regulamentação e funcionamento do Ecoponto Eletrônico. Lei Municipal nº 6796/2013, que dispõe sobre a instituição do programa de coleta seletiva contínua de lixo tecnológico.

# Ausência do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSA) e do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). Em fase de elaboração.

# Ausência de implantação efetiva da Coleta Seletiva de resíduos em Patos de Minas.

# Inexistência de locais de destinação de materiais como vidro, isopor e resíduos de oficinas mecânicas e da classe dos volumosos.

# Atraso nas obras da construção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto). Em fase de implantação.

# Atraso nas obras de construção pela Copasa do CEAM (Centro de Educação Ambiental de Patos de Minas). Em fase de implantação.

# Necessidade de construção do observatório "Torre da Pedreira", no Parque Mirante Alto da Colina, para o fomento ao turismo ecológico, cultura, esporte e lazer.

# Necessidade de instalação de bicicletários em pontos estratégicos do centro urbano e a ampliação das faixas de ciclovias nas principais vias de acesso do Município.

# Pendência de aprovação da IN (Instrução Normativa do Codema), que estabelece regras para o uso adequado e sustentável de áreas verdes, praças públicas, parques municipais e unidades de conservação.

# Insuficiência no controle e regularização ambiental dos projetos de perfuração de poços artesianos e tubulares no Município.

# Ineficiência no controle e regularização ambiental dos projetos de instalação de pivôs de irrigação em propriedades rurais.

# Necessidade de doação de área no setor industrial para a instalação de todas as empresas conhecidas como "Ferros-velhos".

# Necessidade da composição de Equipe Técnica Multidisciplinar, exclusiva na elaboração de projetos que objetivam aprovar aportes financeiros para o Município, atendendo todas as áreas da administração.

# Necessidade da reativação da estação ferroviária Catiara-Patos. Ou a construção de estrada de ferro para a ligação entre os municípios de Presidente Olegário, Patos de Minas e Patrocínio.

# Por fim, a instalação em Patos de Minas da Delegacia Regional de Crimes contra a Fauna e do escritório do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Últimas Notícias

Crianças ateiam fogo em colchão e chamas destroem barracão no fundo de uma casa, em Patrocínio

Veja mais

A Orthodontic Patos de Minas convida população para o primeiro “Dia do Aparelho Invisível”

Veja mais

Homem de 41 anos é assassinado a tiros no bairro Jardim Esperança, em Patos de Minas

Veja mais

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais