Reitor garante que reinício das obras do campus da UFU em Patos de Minas é questão de dias

O reinício das obras só depende de um único documento e deve acontecer nos próximos dias.

A audiência aconteceu na noite dessa terça-feira (24) na Câmara Municipal de Patos de Minas.

O Reitor da Universidade Federal de Uberlândia, Elmiro Rezende, participou na noite dessa terça-feira (24) de uma audiência pública na Câmara Municipal para discutir a questão da universidade na cidade. Vários diretores de escolas e instituições de ensino, vereadores e alunos da UFU compareceram à reunião. E a notícia não podia ter sido melhor. O reinício das obras só depende de um único documento e deve acontecer nos próximos dias.

De acordo com o reitor, havia um temor com relação à situação conturbada que vive o país para a aprovação da lei orçamentária, mas tudo aconteceu como esperado e até superou as expectativas. Ele disse que o orçamento da universidade recebeu um reajuste, passando de 1 bilhão e 200 milhões para 1 bilhão e 300 milhões de reais. Ele comemorou o acontecimento que mostra que a educação não será comprometida.

Com isso, a verba que já estava empenhada para as obras do campus da UFU em Patos de Minas não foi prejudicada. Ele contou que há cerca de R$3 milhões e meio empenhados para a construção do primeiro prédio da universidade na cidade. E isso deve acontecer em questão de dias. Ele confirmou que falta apenas um documento para ser assinado o que deve acontecer o mais breve possível.

Após a assinatura, ele contou que a retomada das obras vai depender apenas da empresa que venceu a licitação. “Ela terá um tempo para montar o canteiro de obras, contratar pessoal e etc”, informou. No entanto, isso também não deve ser problema. A direção da empresa já adiantou que a intenção é recomeçar a obra o mais rápido possível. “Nós devemos anunciar a retomada nos próximos dias. Não passa de abril”, garantiu o reitor.

Ele aproveitou para salientar que a instalação de uma universidade federal depende de vários órgãos e que havia um problema judicial que ele fez questão de resolver buscando parcerias com diversos órgãos como o Ministério Público. Após isso, ele afirmou que tudo foi realizado cercado do máximo de cuidado para evitar uma nova judicialização o que prejudicaria demais a instalação definitiva da universidade.

Elmiro Rezende também informou que já foi iniciado o processo de licitação para o segundo prédio do campus e deu mais uma notícia importante. Ele contou que o Ministério da Educação exige que os campi fora da sede da universidade tenham pelo menos 5 cursos superiores. Com isso, a implantação desses novos cursos que ainda não estão definidos também vai acontecer nos próximos meses. Um estudo está sendo feito para a escolha.

Depois da explanação, o Arquiteto da Prefeitura Marcelo Rodrigues Ferreira falou sobre o plano diretor de Patos de Minas e o local onde será a UFU. Ele explicou que o plano diretor da cidade já havia analisado várias condicionantes como acesso, infraestrutura e ocupação do solo com a chegada da UFU àquela região. “A localização da UFU naquela região é muito privilegiada e vai levar para lá mais desenvolvimento.”, afirmou. Um plano diretor está sendo realizado e deve prever todas as situações envolvendo a implantação do campus em Patos de Minas.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais