Reitor da UFU promete retomar a construção do Campus em Patos de Minas ainda este ano

O reitor negou que há má vontade da instituição na execução do projeto e culpou a burocracia.

Elmiro Santos Resende - Reitor da UFU.

A visita a Patos de Minas nesta terça-feira (18) do reitor da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Elmiro Santos Resende, foi marcada por questionamentos em torno da retomada da construção do Campus da universidade em Patos de Minas. A obra foi autorizada pelo Conselho Universitário há quatro meses, mas continua parada. O reitor negou que há má vontade da instituição na execução do projeto e culpou a burocracia.

De acordo com o reitor, mesmo com a autorização do Conselho Universitário, algumas questões precisavam ser resolvidas antes da retomada da obra. Além da renegociação com a empresa vencedora da licitação, a Universidade também precisou refazer o processo de doação do terreno na região dos 30 Paus. Elmiro Resende explicou que, agora, todos os procedimentos foram concluídos.

O reitor da UFU não quis determinar uma data limite, mas disse que a intenção é retomar a construção do Campus da Universidade em Patos de Minas ainda este ano. Elmiro Resende explicou que os recursos para a execução da obra estão garantidos e que já foi feito o acordo com a empreiteira que venceu a licitação para a retomada dos serviços.

O Projeto original prevê a construção de um bloco com 5 mil metros quadrados de área construída. O Governo Federal liberou R$ 14,5 milhões para a execução da obra. O dinheiro continua em caixa e deverá receber um incremento para garantir a conclusão do projeto que está parado desde 2012. Cerca de R$ 1 milhão já foi investido no local.

Elmiro Resende garantiu ainda que no ano que vem, antes mesmo da conclusão do primeiro prédio, abrirá edital para a construção do segundo bloco do Campus da UFU em Patos de Minas. Ele disse que em 2015, a Universidade Federal de Uberlândia também deverá lançar outros cursos de graduação em Patos de Minas.

Entenda o caso

A construção do Campus da UFU em Patos de Minas foi paralisada por determinação da Justiça Federal em junho de 2012. O Ministério Público Federal questionou a lisura do procedimento que definiu a doação do terreno na região dos 30 Paus. O imóvel pertence à irmã da prefeita de Patos de Minas na época, Beia Savassi.

Depois de muita polêmica, Ministério Público, UFU e Prefeitura decidiram fazer um novo chamamento público para a doação do terreno para a construção do Campus da UFU. Por coincidência apenas um terreno foi oferecido em doação e justamente o imóvel alvo da polêmica na região dos 30 Paus. Com um atraso de dois anos e meio, o terreno de 30 hectares vai receber o Campus da UFU.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais