Registro civil ganha semana especial

Entre os dias 17 e 21 de novembro será realizada em todo o país a Semana Nacional do Registro Civil de Nascimento.

Entre os dias 17 e 21 de novembro será realizada em todo o país a Semana Nacional de Mobilização pelo Registro Civil de Nascimento. A intenção é que todos os Tribunais de Justiça e Cartórios de Registro Civil participem de um mutirão para erradicar a ocorrência de pessoas sem registro de nascimento no Brasil.

A Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais editou um aviso, seguindo determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), conclamando todos os juízes de direito e oficiais de cartórios a tomarem as providências “para o pleno êxito dessa empreitada em prol da cidadania e de inestimável valor para a sociedade brasileira”.

Segundo o juiz da Vara de Registros Públicos da capital, Fernando Humberto dos Santos, os cartórios extrajudiciais de registro civil já estão se mobilizando para realizar, gratuitamente, conforme determinado pela legislação federal, o registro civil de nascimento e a emissão da respectiva certidão.

A iniciativa de se criar uma semana especial faz parte de um plano nacional proposto pelo governo federal que estabelece um conjunto de ações articuladas para garantir a certidão de nascimento a todos os brasileiros. A intenção é também fortalecer o sistema de registro civil no país.

Conforme dados do IBGE, mais de 800 mil crianças deixaram de ser registradas no prazo legal, no ano de 2002, sendo a maioria vinda de lares em que os pais se encontram em situação de pobreza e analfabetismo. Essas crianças, de acordo com a Secretaria Especial de Direitos Humanos, engrossam o contingente de brasileiros em situação de exclusão total.

O aviso nº 32/CGJ/2008 da Corregedoria-Geral de Justiça foi publicado no Diário do Judiciário Eletrônico, no último dia 26 de setembro.

Últimas Notícias

Motorista morre e casal fica ferido após carro e caminhonete baterem de frente na BR354

Veja mais

Adolescente de 17 anos tenta fugir de abordagem, bate em viatura da Polícia Militar e vai parar na Delegacia

Veja mais

URT SAF aposta em técnico com histórico recente de acesso para comandar novo projeto do clube

Veja mais

Caminhonete provoca acidente no centro de Patos de Minas e foge deixando mulher ferida no local

Veja mais

Dia de Cooperar reúne centenas de famílias com atividades e muita diversão, em Patos de Minas

Veja mais

Venezuelano é golpeado na cabeça com pedaço de madeira enquanto dormia no Centro de Patos de Minas

Veja mais