Reforma administrativa será o fim da estabilidade do servidor público? Por Brian Epstein

Os atuais candidatos devem participar deste debate publicamente.

O Presidente da República apresentou proposta de emenda constitucional (PEC) objetivando reforma administrativa pretendendo racionalizar o serviço público e diminuir custos com pessoal, que é o segundo maior gasto, atrás apenas da previdência social.
Hoje o servidor público só pode ser demitido se for condenado pela Justiça. A proposta reformista quer cortar penduricalhos (excesso de benefícios), extinguir órgãos por decreto, facilitar demissão de novos servidores e prevê a criação de várias regras de estabilidade e outros tipos de vínculos, a depender da atividade exercida.
Segue apertado resumo.
A) Carreiras “típicas de Estado”: ligadas às atividades exclusivas do Estado, como policiais, juízes, fiscais, diplomatas. Para estes as regras atuais continuariam, inclusive ingresso por concurso. B) Contratos de duração indeterminada: o ingresso seria por concurso, mas os servidores não teriam estabilidade, podendo ser demitidos pela necessidade de cortes de gastos. C) Servidores com contratos temporários: ingressariam por meio de seleção simplificada, para acudir circunstâncias transitórias. D) Cargos de liderança e assessoramento (cargos de confiança): ingresso por seleção simplificada, sem estabilidade. E) Vínculo de experiência: próprio para as carreiras “típicas de Estado”, ou por prazo indeterminado, onde haveria um período de experiência antes da efetivação.
Os contrários à reforma administrativa argumentam que a razão da estabilidade é assegurar a impessoalidade, a profissionalização e a estrita observância da lei pelo servidor público, que, se pudesse ser demitido, não teria independência para cumprir suas funções.

Últimas Notícias

Discussão de trânsito no Centro de Patos de Minas termina em disparo de arma de fogo e policial penal na delegacia

Veja mais

Compra pelo Ifood com entrega errada vira confusão em farmácia e 3 acabam na delegacia

Veja mais

Jovem é preso em Honda/Biz com placa de Honda/CBX em Patos de Minas

Veja mais

Adolescente é apreendido com maconha embalada com fotos do Pablo Escobar, em Patos de Minas

Veja mais

Homem fica com vísceras expostas ao ser esfaqueado no bairro Cristo Redentor; autor foi preso

Veja mais

Ex-vice-prefeito de Lagamar morre afogado após barco tombar no Rio Paranaíba

Veja mais