Reforma administrativa será o fim da estabilidade do servidor público? Por Brian Epstein

Os atuais candidatos devem participar deste debate publicamente.

O Presidente da República apresentou proposta de emenda constitucional (PEC) objetivando reforma administrativa pretendendo racionalizar o serviço público e diminuir custos com pessoal, que é o segundo maior gasto, atrás apenas da previdência social.
Hoje o servidor público só pode ser demitido se for condenado pela Justiça. A proposta reformista quer cortar penduricalhos (excesso de benefícios), extinguir órgãos por decreto, facilitar demissão de novos servidores e prevê a criação de várias regras de estabilidade e outros tipos de vínculos, a depender da atividade exercida.
Segue apertado resumo.
A) Carreiras “típicas de Estado”: ligadas às atividades exclusivas do Estado, como policiais, juízes, fiscais, diplomatas. Para estes as regras atuais continuariam, inclusive ingresso por concurso. B) Contratos de duração indeterminada: o ingresso seria por concurso, mas os servidores não teriam estabilidade, podendo ser demitidos pela necessidade de cortes de gastos. C) Servidores com contratos temporários: ingressariam por meio de seleção simplificada, para acudir circunstâncias transitórias. D) Cargos de liderança e assessoramento (cargos de confiança): ingresso por seleção simplificada, sem estabilidade. E) Vínculo de experiência: próprio para as carreiras “típicas de Estado”, ou por prazo indeterminado, onde haveria um período de experiência antes da efetivação.
Os contrários à reforma administrativa argumentam que a razão da estabilidade é assegurar a impessoalidade, a profissionalização e a estrita observância da lei pelo servidor público, que, se pudesse ser demitido, não teria independência para cumprir suas funções.

Últimas Notícias

Furtos em hipermercados não param! Homem é preso ao colocar carne e chocolates dentro da calça

Veja mais

PM Rodoviária prende homem por tráfico de drogas em ônibus interestadual em Patos de Minas

Veja mais

Justiça determina duplicação imediata de trecho perigoso da BR-365 em MG

Veja mais

Anatel prevê cobertura total do 5G em Patos de Minas até 2027; área rural até 2028

Veja mais

Lotérica Silvano se destaca na Mega da Virada com 46 jogos de 20 dezenas — única da região com apostas nesse formato

Veja mais

Polícias Militar e Civil recuperam celulares e procuram homem que cometeu assalto em Varjão de Minas

Veja mais