Recomendação assinada por 10 promotores cobra mais rigor no combate à Covid-19 na região

A informação foi publicada inicialmente pelo Jornal Hoje em Dia.

A recomendação foi encaminhada aos prefeitos da região.

O Ministério Público de Minas Gerais está preocupado com a flexibilização do distanciamento social e a abertura da economia nas cidades da região. Numa recomendação assinada por dez promotores de justiça, o órgão orienta a 24 dos 33 municípios da Macrorregião Noroeste, da qual faz parte Patos de Minas, a aderirem aos planos do Comitê Extraordinário Covid-19 do Governo de Minas, que criou o plano Minas Consciente. A informação foi publicada inicialmente pelo Jornal Hoje em Dia.

A recomendação foi encaminhada aos prefeitos das cidades de Patos de Minas, Lagoa Formosa, Varjão de Minas, São Gonçalo do Abaeté, Carmo do Paranaíba, Buritis, Formoso, Vazante, Guarda-Mor, João Pinheiro, Brasilândia de Minas, Paracatu, Rio Paranaíba, Arapuá, Arinos, Urucuia, Chapada Gaúcha, Uruana de Minas, São Gotardo, Matutina, Tiros, Presidente Olegário, Lagamar e Lagoa Grande. O número de casos confirmados de coronavírus nessa região vem crescendo dia após dia.

Mas a preocupação dos promotores de justiça vai além.  A região de Patos de Minas abrange uma população de aproximadamente 700 mil habitantes e dispõe de apenas 10 leitos de UTI e 113 leitos clínicos para atender os pacientes da Covid-19. Segundo justificativa do Ministério Público seriam necessários pelo menos 105 leitos de UTI e 262 leitos clínicos para conseguir atender à demanda.

Os promotores de justiça que assinam a recomendação argumentam que o índice atual de 40% de ocupação das UTIs destinadas aos pacientes de Covid-19 em Patos de Minas é ilusório, uma vez que são apenas 10 vagas, sendo que na verdade restam apenas seis leitos disponíveis. O Patos Hoje apurou que os órgãos de saúde farão o credenciamento de mais 10 leitos de UTI em hospital particular nesta semana.

Na recomendação, o Ministério Público orienta os prefeitos a aderirem ao Programa Minas Consciente – que criou um sistema de ondas com protocolos para a reabertura da economia. O prefeito de Patos de Minas, José Eustáquio Rodrigues Alves disse que ainda não recebeu a recomendação. Ele adiantou que o município aderiu ao Programa Minas Consciente e está respeitando as regras estabelecidas pelo Comitê Estadual.

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais