Receita Federal alerta para tentativa de golpe via correspondências em nome do órgão

A orientação é para que as pessoas desconfiem de propostas vantajosas demais e nunca informe senhas ou mesmo dados pessoas para desconhecidos.

Estelionatários não se cansam de buscar meios para enganar as pessoas e ganhar dinheiro fácil. Com o avanço da tecnologia, os golpes utilizando meios digitais tem acontecido com muita frequência. Até mesmo o Pix, recém criado, tem sido utilizado por falsários para aplicar golpe. A orientação é para que as pessoas desconfiem de propostas vantajosas demais e nunca informe senhas ou mesmo dados pessoas para desconhecidos.

Agora, a Receita Federal também emitiu alerta para a utilização do nome do órgão por falsários. “Todos os anos, sobretudo no período de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física - DIRPF, falsários se passam por servidores da Receita Federal com o intuito de tentar extrair dados fiscais e bancários dos contribuintes”, afirma o órgão.

Nesse sentido, a Receita Federal alerta para modalidade de golpe aplicada por meio de correspondências. A exemplo de golpes por e-mail, as cartas se intitulam "Intimação para regularização de dados cadastrais", são identificadas com o logotipo e o nome da Receita Federal e direcionam o destinatário para um endereço eletrônico que não pertence ao órgão. Tais correspondências são falsas e não são enviadas pela Receita Federal. Em caso de recebimento de carta anexa, despreze e não acesse o endereço eletrônico mencionado.

Os contribuintes que precisarem fazer alterações, regularizações e consultas cadastrais devem utilizar o site da Receita Federal (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br). O serviço está disponível no Centro Virtual de Atendimento – e-CAC apenas para o próprio contribuinte ou seus procuradores legalmente constituídos. Para utilizar o e-CAC, é necessário gerar um código de acesso ou possuir um certificado digital.

Últimas Notícias

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

Imagens mostram suspeitos de furtar cofres com joias e dinheiro; se você conhece denuncie

Veja mais