Queimadas se multiplicam às margens das rodovias e aumentam o risco de acidentes

Quem for aproveitar as férias escolares para viajar deve se preparar para enfrentar um problema a mais.


Em determinados momentos, o fogo chegou a invadir a pista. A fumaça impedia a visibilidade.
Quem for aproveitar as férias escolares para viajar deve se preparar para enfrentar um problema a mais. Além do movimento intenso e da realização de obras em alguns trechos, a visibilidade é prejudicada pelas queimadas. A fumaça que sai do acostamento e invade a pista faz aumentar os riscos de acidentes.

Quem passou pela BR 354 no início da noite dessa segunda-feira (11) teve que conviver de perto com o problema. Pelo menos quatro focos de incêndio foram registrados. Em determinados momentos, o fogo ficou tão grande que chegou a invadir a pista. A fumaça impedia a visibilidade.

Durante o período de estiagem e seca (nos meses de junho e julho) aumentam os riscos de incêndios florestais devido à baixa umidade do ar, facilitando a queima da vegetação. As pontas de cigarros lançadas por motoristas e passageiros são as principais causas de incêndios às margens das rodovias.

Ao deparar com uma queimada, os motoristas devem redobrar a atenção, pois a fumaça diminui a visibilidade. É necessário reduzir a velocidade por que, com a fuligem, os pneus dos veículos perdem a aderência. Ligue a luz baixa do farol, nunca pare próximo à fumaça e avise as autoridades competentes.

Em Patos de Minas, a Polícia Militar de Meio Ambiente pode ser acionado pelo telefone (34) 3818 6100. A pessoa que for flagrada realizando queimadas pode ser presa, multada e condenada a reparar o dano ambiental.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Advogada e marido são presos por furto de doces em padaria de Patos de Minas

Veja mais

Veja as 10 modalidades com chances reais de medalha do Brasil nas Olimpíadas de Paris

Veja mais

Acidente em estrada vicinal do município de Vazante tira a vida de garota de 18 anos

Veja mais

Homem morto a porretadas é encontrado em estado avançado de decomposição, em Patrocínio

Veja mais

Jovem de 19 anos é socorrido com vida após se afogar em represa na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Carro capota em acidente na MGC354 e condutor é preso após evadir sem prestar socorro

Veja mais