Queimadas prejudicam a saúde, o meio ambiente e até o trânsito em Patos de Minas
Em bairros onde há mais lotes vagos e terrenos baldios, a situação é um verdadeiro pesadelo para os moradores.
Como acontecem todos os anos, as queimadas neste período de estiagem já começaram. Esta danosa tradição traz problemas para a saúde das pessoas, danos ao meio ambiente e prejudica até o trânsito em Patos de Minas. Em bairros onde há mais lotes vagos e terrenos baldios, a situação é um verdadeiro pesadelo para os moradores.
No Bairro Laranjeiras, por exemplo, moradores já sofrem com as queimadas nos lotes vagos. Durante o sábado (06), na entrada do bairro, bem próximo a uma área de preservação ambiental, o fogo queimou todo o mato que estava no lote. A queimada acabou causando diversos transtornos para os moradores que protestaram contra o problema.
Além de causar danos ao meio ambiente, matando aves e expulsando insetos para os vizinhos, o fogo produziu uma grande nuvem de fumaça que chegou a dificultar a visibilidade dos motoristas que chegavam ao bairro. A saúde dos vizinhos também foi prejudicada. Para quem sofre com alguma doença respiratória, a fumaça deixa a respiração um verdadeiro sofrimento.
E sem falar na sujeira que a queimada provoca. A fuligem voa para as residências que ficam imundas e só mesmo uma grande faxina para retirar a sujeira. Até colocar roupa no varal fica difícil. A fuligem e a fumaça invadem os imóveis e se não sujar as roupas, elas ficam impregnadas de mau cheiro sendo necessária uma nova lavagem.
Para quem continua a realizar esta prática, as autoridades alertam que atear fogo em lote vago é crime e o responsável pode ser preso e levado para a delegacia. É importante também destacar que é proibido deixar lote sujo. A multa é de 254 Unidades Fiscais do Município de Patos de Minas (UFPM) para quem não manter o lote limpo. Atualmente, fixada em R$ 4,02, o valor para cada notificado que não tenha feito a limpeza do lote, é de R$1021,08. A denúncia pode ser feita pelo 3822-9842 no setor de Fiscalização de Obras. Com relação às queimadas, as pessoas podem denunciar no 190.