Queimadas em Patos de Minas voltam a tirar o sossego dos moradores da cidade
As chamas por pouco não chegaram até uma residência.
As queimadas em Patos de Minas voltaram a tirar o sossego de moradores da cidade. Na região dos Bairros Barreiro e Coração Eucarístico, nesta terça-feira (12), os moradores tiveram que se virar com a fumaça e a fuligem advindas do fogo de lotes vagos. As chamas por pouco não chegaram até uma residência.
No Bairro Barreiro, o fogo queimou o mato em vários lotes. A fuligem ficou por toda parte. Em uma das casas, o fogo chegou a atingir o quintal do imóvel. Com medo de algo pior, a moradora recolheu os cães e se trancou dentro de casa. Profissionais que trabalhavam perto do local foram até o imóvel e apagaram as chamas.
No Coração Eucarístico, mais queimadas. O Corpo de Bombeiros teve que se deslocar até o bairro para controlar as chamas. Por pouco, o fogo não atingiu uma mata que existe no local. O fogo aconteceu próximo às moradias populares do Quebec I. A Polícia Militar e até a PM de Meio Ambiente foram acionadas para verificar a situação.
As queimadas trazem inúmeros transtornos. Pessoas que possuem problemas com doenças respiratórias são as que mais sofrem. Crianças menores também são bastante afetadas. E não para por aí. A fuligem proveniente do fogo leva sujeira para toda a vizinhança. “A sujeira é retirada dos lotes vagos e enviada para os vizinhos limparem”, esbravejou uma moradora.
Além disso, a prática é considerada crime ambiental e os responsáveis podem ser conduzidos até a delegacia para responderem pela conduta. Além de danificar a fauna e a flora, as queimadas poluem o ar deixando o ambiente ainda mais desagradável. Os bombeiros orientam as pessoas a não provocarem queimadas e ainda a tomarem medidas para evitar outros incêndios. A limpeza dos lotes como determina o Código de Postura do Município é a principal providência.
Autor: Farley Rocha