Queimadas começam a trazer transtornos para a população e prejuízos no campo

Só neste fim de semana, o Corpo de Bombeiros atendeu quatro chamados e teve que se desdobrar para conter as chamas.

Algumas semanas de estiagem e a queda da umidade foram suficientes para dar início a uma prática que traz inúmeros transtornos para a população e provoca enormes prejuízos no campo. São as queimadas. Só neste fim de semana, o Corpo de Bombeiros atendeu quatro chamados e teve que se desdobrar para conter as chamas.

O caso mais grave aconteceu no município de Presidente Olegário. O fogo atingiu um canavial e se espalhou rápido. Só depois de muito trabalho que o Corpo de Bombeiros e os funcionários da fazenda conseguiram controlar as chamas. O incêndio atingiu cerca de 2 hectares da plantação.

Outras três queimadas foram registradas no perímetro urbano de Patos de Minas. No bairro Cidade Nova, um enorme terreno baldio foi tomado pelas chamas. O capim ainda verde provocou uma enorme nuvem de fumaça. Desta vez o incêndio foi controlado sem muitos transtornos.

As queimadas causam muitos males, a começar pelos problemas de saúde. Devido ao fato delas coincidirem com a época mais seca do ano, agravam as doenças respiratórias e de pele. Para o meio ambiente, seus efeitos também são desastrosos. No ar, lança gases tóxicos e cancerígenos, que contribuem para o Efeito Estufa, para o aquecimento da Terra e alteram o clima e o regime de chuvas.

Por isso o rigor contra esta prática. A queimada, sem licença do órgão ambiental, é tida como incêndio criminoso e é punida pela Lei de Crimes Ambientais (9.605/98), com pena de um a quatro anos de reclusão e multa.

Últimas Notícias

Funcionária denuncia importunação sexual de cliente em farmácia em Patos de Minas

Veja mais

Furtos em hipermercados não param! Homem é preso ao colocar carne e chocolates dentro da calça

Veja mais

PM Rodoviária prende homem por tráfico de drogas em ônibus interestadual em Patos de Minas

Veja mais

Justiça determina duplicação imediata de trecho perigoso da BR-365 em MG

Veja mais

Anatel prevê cobertura total do 5G em Patos de Minas até 2027; área rural até 2028

Veja mais

Lotérica Silvano se destaca na Mega da Virada com 46 jogos de 20 dezenas — única da região com apostas nesse formato

Veja mais