Queimadas aumentam em 40% no mês de agosto e bombeiros temem piora se não chover em Patos de Minas

Com a escassez hídrica e a ausência das chuvas, ele teme que o mês de setembro seja ainda pior.

O Comandante do 12º Batalhão do Corpo de Bombeiros, Major Duarte, gravou um vídeo na tarde desta sexta-feira (10) se mostrando bastante preocupado com a incidência de queimadas que vem acontecendo no perímetro urbano e também na zona rural de Patos de Minas. Segundo ele, o mês de agosto teve um aumento de 40% de ocorrências em relação a esse mesmo período do ano passado. Com a escassez hídrica e a ausência das chuvas, ele teme que o mês de setembro seja ainda pior.

Segundo o Major Duarte, a situação na Capital do Milho está muito preocupante. Hoje a cidade amanheceu coberta por uma nuvem de fumaça o que levantou vários questionamentos e posicionamentos nas redes sociais. “Nós estamos atendendo há várias ocorrências na zona rural da cidade e por causa desses incêndios a fumaça migrou para o perímetro urbano fazendo com que todos percebessem a nuvem que encobriu a cidade” disse o militar.

O Major Duarte disse ainda que houve um aumento considerável no número de ocorrências de incêndios nesse mês de agosto em relação ao mesmo mês no ano passado e o mês de setembro pode ser ainda pior. “Nós tivemos um pico de ocorrências bastante elevado. Em relação ao mês de agosto do ano de 2020, o aumento foi de 40%” e isso nos preocupa bastante porque, se continuarmos sem chuva, nós teremos um mês de setembro ainda mais severo”.

Com as campanhas de prevenção realizadas pelo corpo de bombeiros, houve uma redução de ocorrências de incêndio em lotes vagos de aproximadamente 6%. “É importante ressaltar a atuação dos militares na proteção das áreas de preservação ambiental, como nossas equipes de vigilância conseguimos também diminuir a incidência de incêndios em áreas de preservação” disse ele.

O Comandante orienta que, até a chegada das chuvas a população precisa se conscientizar e ajudar não ateando fogo em lotes, áreas ambientais, margens de rodovia e etc... “Nós estamos colocando todo nosso esforço operacional à disposição para atendimento das ocorrências, muitas delas estão sendo atendidas pelo nosso pessoal e outras acabam superando a nossa capacidade, mas nós estamos nos esforçando ao máximo para atender a todas as ocorrências” finalizou o Comandante Major Duarte.

Últimas Notícias

PRF aborda carro em baixa velocidade na BR 365 e encontra porta-malas abarrotado de maconha, haxixe e merla

Veja mais

Condenado por assassinato recorre da sentença e recebe novamente pena de 14 anos

Veja mais

Detento de 25 anos é encontrado morto em cela na penitenciária de Carmo do Paranaíba

Veja mais

Corrida do Milho bate recorde de inscrições e deve movimentar Patos de Minas neste fim de semana

Veja mais

Filho proibido de se aproximar recusa-se a ir embora da casa da mãe e acaba preso

Veja mais

Piloto morre após queda de aeronave agrícola durante pulverização em João Pinheiro

Veja mais