Qualidade da água do rio Paranaíba piora ao passar por Patos de Minas

O Mapa da Qualidade das Águas de Minas mostra que a qualidade da água do rio Paranaíba é a pior quando passa por Patos de Minas.

O Mapa da Qualidade das Águas de Minas Gerais divulgado nessa quinta-feira (26) pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) mostra que a qualidade da água do rio Paranaíba é a pior quando passa por Patos de Minas. O estudo é resultado do Projeto Águas de Minas, que monitora as águas superficiais do Estado, realizado a partir da coleta trimestral nas oito principais bacias mineiras.

Os indicadores obtidos avaliam a frequência de ocorrência de contaminação em decorrência de matéria orgânica e fecal, sólidos e nutrientes (Índice da Qualidade das Águas – IQA) e a ocorrência de substâncias tóxicas (Contaminação por Tóxicos - CT).

A qualidade das águas da bacia do rio Paranaíba, em 2008, variou pouco em relação a 2007. Como acontece desde 2003, houve predominância do IQA Bom (54,2%), pouco acima do registrado em 2007 (47,9%). A ocorrência anual de IQA Médio diminuiu de 42,3% em 2007 para 26,4% em 2008, e a de IQA Ruim aumentou, passando de 9,9% de frequência em 2007 para 19,4% em 2008.

O IQA em 2008 foi influenciado negativamente de maneira expressiva pela presença de coliformes e fósforo total. Isso demonstra a relevância da atividade de agropecuária na degradação dos recursos hídricos, com contaminação fecal e erosão. Também deve ser considerado o lançamento de esgotos sanitários de várias localidades nos corpos de água.

Os piores Índices de Qualidade da Água estão localizados sempre após grandes cidades. A coleta feita no rio Paranaíba, após Patos de Minas, foi o destaque negativo da pesquisa feita pelo Igam. Com cerca de 30 toneladas de esgoto sendo despejadas diariamente no rio sem nenhum tipo de tratamento a qualidade da água foi considerada ruim.

Esses resultados refletem os impactos sobre os corpos de água causados pelo lançamento de efluentes domésticos e industriais sem tratamento, extração de fósforo e pecuária presentes na bacia do rio Paranaíba.

Últimas Notícias

Polícia Militar localiza arma artesanal de grosso calibre em lote vago, em Carmo do Paranaíba

Veja mais

URT apresenta novos uniformes para a temporada 2025 com retorno da camisa listrada

Veja mais

Polícia Militar prende homem por furtar cerca de R$34.000,00 em joias de ouro, em Carmo do Paranaíba

Veja mais

Desacordo em compra de arma termina com quatro homens presos e mais de R$180mil apreendidos

Veja mais

Após denúncia de violência doméstica, morador é preso com drogas e munições em Patos de Minas

Veja mais

Mulher pula da ponte do Rio Paranaíba e é salva por motociclista que passava bem na hora

Veja mais