Psicóloga faz alerta para o cuidado com a saúde mental e a importância do Janeiro Branco

Em 2024, mais de 472 mil pessoas se afastaram do trabalho por motivos relacionados a saúde mental, em todo o país.


O mês de janeiro é marcado pela campanha Janeiro Branco, que chama a atenção da população para a importância dos cuidados com a saúde mental. Mesmo já na metade do mês, o tema segue atual e necessário, especialmente diante dos números preocupantes relacionados ao adoecimento emocional no Brasil. Em 2024, mais de 472 mil pessoas se afastaram do trabalho por motivos relacionados a saúde mental, em todo o país.

Em entrevista ao Patos Hoje, a psicóloga Kaisa Santana, profissional parceira da Associação Ainda Resta Esperança, de Patos de Minas, explicou que o Janeiro Branco simboliza um novo começo. Segundo ela, o mês representa uma “tela em branco”, em que as pessoas são convidadas a refletir sobre a própria história e buscar mudanças que promovam equilíbrio emocional, paz e bem-estar.

De acordo com a profissional, o debate sobre saúde mental é urgente. Dados do Ministério da Previdência Social apontam que, somente em 2024, 472.328 afastamentos do trabalho foram registrados por questões relacionadas à saúde mental, um aumento de 68% se comparado com 2023 (283.471). Os dados de 2025 ainda não foram divulgados.

Apesar de avanços nos últimos anos, Kaisa destaca que ainda existe resistência em falar sobre emoções e procurar ajuda profissional. Ela explica que muitos transtornos se instalam de forma progressiva e silenciosa, o que dificulta o reconhecimento dos sintomas. Além disso, aspectos culturais contribuem para o tabu, como a ideia de que demonstrar sentimentos é sinal de fraqueza.

A psicóloga alerta que sinais como alterações no sono, ansiedade excessiva, mudanças na alimentação, oscilações emocionais frequentes e dificuldade em manter a rotina são indicativos de que é hora de buscar ajuda. Para ela, o cuidado com a saúde mental também está diretamente ligado ao desempenho profissional, familiar e social.

Além das ações do Janeiro Branco, Kaisa reforçou o trabalho contínuo da Associação Ainda Resta Esperança, que atua durante todo o ano oferecendo acolhimento, escuta e apoio psicológico. A entidade realiza atividades semanais e também disponibiliza atendimento em psicoterapia e psiquiatria para pessoas em situação de vulnerabilidade.

A programação e as ações podem ser acompanhadas pelas redes sociais da associação, no Instagram @aindarestaesperanca. A campanha Janeiro Branco reforça que falar sobre saúde mental é fundamental e que buscar ajuda é um passo importante para uma vida mais saudável e equilibrada.

Últimas Notícias

Jovem inabilitado empina a moto, bate em carro e carreta e acaba ferido em Patos de Minas

Veja mais

Polícia Civil indicia oito presos por dois homicídios ocorridos no Presídio de Patos de Minas

Veja mais

Homem em prisão domiciliar é preso novamente após furtar loja e colidir com viatura em Patos de Minas

Veja mais

Feira Mulheres de Negócios volta a Patos de Minas e vai sortear um Honda 0 km; veja como participar

Veja mais

Polícia Militar prende jovem e apreende menor por tráfico de drogas em Patos de Minas

Veja mais

Vizinho é preso por agredir gata com golpes de vassoura e deixá-la agonizando; ele nega e delegado não ratifica prisão

Veja mais