Proprietários de veículos que dividiram o IPVA começam a pagar a 2ª parcela
Começou a vencer esta semana a 2ª parcela do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores.
Começou a vencer esta semana a 2ª parcela do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores. Nesta quinta-feira (11), vence o prazo para o pagamento do IPVA dos carros com placas de final 2. O pagamento do imposto é uma das exigências para a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento (CRLV).
O Certificado, relativo a 2010, já está sendo enviado aos proprietários de veículos que decidiram pagar à vista o IPVA deste ano e que também quitaram a Taxa de Licenciamento, o seguro obrigatório e eventuais multas. Até essa quarta-feira (10), mais de 510 mil certificados foram emitidos e enviados para os endereços dos respectivos interessados.
A emissão é feita pelo Departamento de Trânsito (Detran/MG) e o CRLV é um documento de porte obrigatório para todos os motoristas. Para aqueles que ainda não receberam o novo certificado, porque decidiram, por exemplo, pagar o IPVA parcelado, continua valendo o CRLV de 2009. Depois de março, o Detran/MG divulga uma escala de licenciamento e, a partir daí, todos os proprietários deverão estar em dia com seu IPVA, Taxa de Licenciamento, seguro obrigatório e eventuais multas para receber o certificado.
Para aqueles que decidiram parcelar o IPVA, a segunda parcela começou a vencer nessa quarta-feira (10) para os carros com placa de final 1. Prossegue nesta quinta-feira (11) e sexta-feira (12), para as placas de finais 2 e 3. Em razão do Carnaval, a escala será interrompida e retomada no dia 18, quinta-feira, finalizando no dia 27, sempre de acordo com o número final da placa.
O pagamento feito fora do prazo estabelecido pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) sofrerá multa de 0,3% ao dia. Decorrido o prazo de 30 dias e não havendo o pagamento, a multa será de 20% e a cada mês haverá uma correção pela taxa Selic.