Proposta analisada pelo CIMA prevê a retirada de ferros-velhos e depósitos de recicláveis da cidade

Quem mora próximo a esse tipo de estabelecimento relata muitos problemas, como por exemplo, a proliferação de ratos, baratas e animais peçonhentos.

Reunião ordinária dos membros do Conselho Integrado do Meio Ambiente do Alto Paranaíba.

Patos de Minas possui diversos depósitos de materiais recicláveis e ferros-velhos espalhados pela cidade. Sem uma regulamentação, esses estabelecimentos chegaram até mesmo a região central. Quem mora próximo a esse tipo de estabelecimento relata muitos problemas, como por exemplo, a proliferação de ratos, baratas e animais peçonhentos.

O assunto que começou a ser debatido em 2015 no Conselho Integrado de Meio Ambiente voltou a tona na última reunião do Órgão. O vereador Lázaro Borges apresentou um Projeto de Lei para regulamentar o funcionamento dos estabelecimentos destinados a depósito de materiais recicláveis, tais como ferros-velhos, papéis, plásticos ou garrafas, pneus, sucatas, peças e latarias de veículos em fim de vida em Patos de Minas.

Pelo projeto apresentado pelo parlamentar, o local destinado ao armazenamento e comércio de recicláveis deverá obrigatoriamente contar com área coberta com ventilação adequada de forma a não acumular águas pluviais e desenvolvimento de insetos, sendo proibida a utilização das vias e calçadas públicas para qualquer manuseio desses materiais. Já a proposta apresentada pelo secretário do Cima, Civuca Costa, proíbe o funcionamento desses estabelecimentos no perímetro urbano.

Um terreno desativado de propriedade do Departamento Estadual de Rodagem com cerca de dois hectares, localizado próximo à região da Baixadinha, foi sugerido para abrigar os depósitos de recicláveis.  O vereador pediu o apoio dos membros de órgãos ambientais de Patos de Minas para que a proposta seja aprovada. Entretanto, a retirada dos depósitos de recicláveis na cidade ainda deverá render uma longa discussão.

Últimas Notícias

Homem de 35 anos morre após ser atropelado em rodovia de Lagoa Grande

Veja mais

Homem é socorrido com chumbinhos alojados na cabeça e boca após ser atingido por disparos

Veja mais

Milkshow e Fenaminas maiores feiras de agronegócio do Alto Paranaíba serão realizadas em conjunto

Veja mais

Prefeito Falcão confirma apresentação da Banda IRA! na Fenapraça 2024

Veja mais

Recém-nascidos com problemas respiratórios são transportados de aeronave para outras regiões

Veja mais

Bombeiros e funcionários de empresa se mobilizam para apagar incêndio em carro

Veja mais