Promam oferece várias oportunidades em cursos, oficinas e projetos para crianças, jovens e adultos

Quem tiver interesse em participar desses projetos deve procurar a Fundação Promam, ou ligar no telefone (34) 3822-9748.


A idade mínima dos alunos para participar do EJA é de 14 anos e não há limite; por isso, muitos idosos participam do ensino.
A Fundação Promam desenvolverá, ao longo deste ano, oficinas, cursos e projetos voltados a crianças, jovens e adultos. Assim como em 2013, este ano estão previstas várias atividades. O Projeto Estar Corpo de Dança, EJA, Jovem Aprendiz, Bombeiro-Mirim, artesanato, corte e costura, padaria e informática são algumas oportunidades oferecidas à população carente. Quem tiver interesse em participar desses projetos deve procurar a Fundação Promam, na rua São Cristóvão, 111, ou ligar no telefone (34) 3822-9748.

As aulas do “Projeto Estar Corpo de Dança” começaram no dia 10 de fevereiro. Este ano há 30 novatas, totalizando 100 alunos. O projeto é uma parceria da Fundação Promam, Prefeitura Municipal de Patos de Minas e Sicoob/Credicopa. As aulas são de 2ª a 5ª, em dois períodos, das 7h30 às 11h e das 13 às 17h.

Segundo Marcela Caixeta Magalhães, são trabalhadas todas as modalidades de dança, sendo o balé clássico e o jazz dance as principais. “Temos eventos importantes como o Espaço Talento, Balaio de Artes e aniversário do Projeto Estar Corpo de Dança. Agora estamos focados na preparação para o próximo espetáculo, cuja data de apresentação ainda definiremos”, informou a professora de dança do projeto.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma parceria da Semed, Escola Municipal Frei Leopoldo e Fundação Promam. O projeto é multisseriado, focado no ensino fundamental de 1º, 2º e 3º ano. A idade mínima dos alunos é de 14 anos e não há limite; por isso, muitos idosos participam do ensino. As aulas começaram no dia 5 de fevereiro; são de segunda a sexta-feira, das 12h45 às 16h45.

Dona Eva Vieira da Silva, 67 anos, hoje já consegue identificar as placas dos ônibus do transporte público; antes ela não conseguia porque não sabia ler. Ela também conta que já aprendeu a escrever.

Outra que comemora os resultados positivos com o projeto é dona Maria Luíza, 60 anos, que também não sabia ler nem escrever. “Casei-me muito nova, estudei meus filhos e agora, que são adultos, achei que era minha vez de aprender”, comemora.

“O resultado alcançado com o EJA é gradativo, pois a maioria aprende a ler e a escrever com objetivos diferentes. Alguns querem ser alfabetizados para realizar as tarefas domésticas, como ir ao supermercado e ajudar na educação dos netos, e ainda há aqueles que desejam tirar a carteira de motorista, CNH”, explica a professora do projeto, Maria Aparecida Coelho Silva.

O Projeto Jovem Aprendiz atende jovens e adultos de 14 a 24 anos incompletos, de acordo com o novo estatuto. Segundo Dalva Mota, secretária-executiva da Fundação Promam, foram encaminhados 120 jovens para trabalhar nas empresas e na Prefeitura Municipal de Patos de Minas, no ano passado. “Numa semana, eles trabalham nesses locais; na outra, frequentam as aulas do curso profissionalizante do Senac. Agora já estamos fazendo a seleção e encaminhamento dos jovens às empresas”, disse Dalva Mota.

A Fundação Promam também conta com um laboratório de informática. O início das aulas é 13 de fevereiro. Ao todo, são 17 computadores que beneficiarão 34 alunos. As aulas serão duas vezes por semana, e o curso é uma parceria com o Cras I”, ressaltou a diretora pedagógica, Elília Tavares.

Desde que assumiu, a presidente da Fundação Promam, Gleide Lucas Rodrigues, tem buscado criar oportunidades para atender o maior número possível de crianças, jovens e adultos. A Fundação Municipal de Promoção da Criança e do Adolescente de Patos de Minas tem um papel importante de retirar os jovens das ruas e inseri-los na sociedade e no mercado de trabalho. “Temos o artesanato, corte e costura onde confeccionamos os uniformes dos funcionários da ‘vaca mecânica’; o bombeiro-mirim oferece 60 vagas; começaremos a seleção e o início do projeto em março. Também estamos em busca de novos projetos. Em breve, colocaremos o curso de panificação em funcionamento. Já foi feita a licitação para a contratação de profissional”, finalizou Gleide Lucas Rodrigues.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas

Últimas Notícias

Mulher fica ferida na cabeça ao ser atropelada na faixa de pedestre

Veja mais

Filho pede dinheiro, mãe de 77 anos não dá e ele acaba furtando o celular dela

Veja mais

Bandido arromba cafeteria de lava-jato, toma refrigerante e vai embora com materiais; veja

Veja mais

Moradores têm casas invadidas por lama e responsabilizam construtora, em Varjão de Minas

Veja mais

Mulher é presa após furtar em supermercado e voltar para praticar novo crime

Veja mais

Adolescentes de 14 e 15 anos promovem fuga alucinante em motocicleta e acabam na delegacia

Veja mais