Projeto de Lei em tramitação na Câmara pode proibir ferros-velhos de comprarem metais

A intenção é coibir os furtos de fios de cobre, padrões de energia e cavaletes de água que têm ocorrido com frequência na cidade.

Um Projeto de Lei incluído na pauta da reunião ordinária da Câmara Municipal de Patos de Minas desta quinta-feira (24) vai dificultar a comercialização de metais para os ferros-velhos da cidade, se for aprovado. A intenção é coibir os furtos de fios de cobre, padrões de energia e cavaletes de água que têm ocorrido com frequência na cidade.

“Existem relatos cotidianos e ocorrências policiais sobre furtos constantes de fios, hidrômetros e materiais usados na rede elétrica de empresas e residências, e tais furtos acontecem porque existem os receptadores que lucram com a venda de produtos sem comprovação de origem”, justificam os autores do Projeto de Lei, José Luíz e Cabo Batista.

O Projeto Lei proíbe a comercialização de diversos tipos de metais sem comprovação de origem. “Fica proibida a aquisição, estocagem, comercialização, reciclagem, processamento e benefício de materiais metálicos ferrosos e não ferrosos, sem comprovação de origem“, diz o texto. A lista de proibições inclui os seguintes metais:

- portas de túmulos feitos de cobre, bronze ou quaisquer outros materiais oriundos de cemitérios;

- placas de sinalização de trânsito;

- tampas de ferro de poço de visita, hidrômetros ou de bueiros para escoamento pluvial, com ou sem logotipo da empresa responsável pelos serviços de água, coleta e tratamento de esgoto do Município de Patos de Minas;

- cabos e fios de cobre ou alumínio de telefonia, energia elétrica, TV a cabo, internet e hastes, oriundos de qualquer empresa, concessionária, ou prestadoras de serviços públicos ou privados;

- escória de chumbo e metais preciosos;

- portões, grades de ferro ou alumínio.

Para continuar comercializando esses metais, os ferros-velhos deverão, obrigatoriamente, manter os registros, através de um livro próprio, de entrada e saída de mercadorias com suas respectivas origens e destinação. A fiscalização ficará a cargo da Prefeitura.

Outros Projetos de Lei estão incluídos na pauta da reunião ordinária desta quinta-feira (26), marcada para começar as 14h

Últimas Notícias

Funcionária denuncia importunação sexual de cliente em farmácia em Patos de Minas

Veja mais

Furtos em hipermercados não param! Homem é preso ao colocar carne e chocolates dentro da calça

Veja mais

PM Rodoviária prende homem por tráfico de drogas em ônibus interestadual em Patos de Minas

Veja mais

Justiça determina duplicação imediata de trecho perigoso da BR-365 em MG

Veja mais

Anatel prevê cobertura total do 5G em Patos de Minas até 2027; área rural até 2028

Veja mais

Lotérica Silvano se destaca na Mega da Virada com 46 jogos de 20 dezenas — única da região com apostas nesse formato

Veja mais