Projeto de expansão do perímetro urbano para o setor oeste da cidade é aprovado na Câmara

Foram 13 votos favoráveis.

Moradores de imóveis localizados do outro lado do Rio Paranaíba lotaram o plenário.

O Projeto de Lei que promove a expansão do perímetro urbano para o setor oeste de Patos de Minas foi aprovado na Câmara Municipal na tarde desta quinta-feira (20). Moradores de imóveis localizados do outro lado do Rio Paranaíba lotaram o plenário com faixas e botons. Foram 13 votos favoráveis.

O Projeto de Lei que permite e expansão do perímetro urbano havia sido debatido em audiência pública na própria Câmara Municipal. Existe a proposta de construção de duas pontes sobre o Rio Paranaíba para viabilizar a construção dos novos empreendimentos imobiliários. Termos de compromissos entre os empreendedores e Administração Municipal já foram assinados.

O texto elaborado pelo Poder Executivo prevê medidas para a realização da expansão urbana. Os projetos devem apresentar solução de manejo das águas pluviais do empreendimento priorizando a utilização de estruturas compensatórias que favoreçam a retenção temporária do escoamento superficial e favoreçam a infiltração e percolação da água no solo, tais como reservatórios, bacias de estocagem, planos de infiltração, trincheiras de percolação, pavimentos porosos, retenção da água de chuva dentro dos lotes, entre outras medidas;

O Projeto de Lei também exige a apresentação de solução para o impacto das águas pluviais do empreendimento na estrutura urbana e ambiental a jusante do seu lançamento até o Rio Paranaíba, propondo medidas mitigadoras e/ou compensatórias, inclusive contribuição ao Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano.

Os empreendedores também deverão apresentar solução para o impacto do empreendimento no macro sistema viário da estrutura urbana, propondo medidas mitigadoras e/ou compensatórias, inclusive contribuição ao Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano.

Após ser debatido e com algumas polêmicas, o texto acabou sendo aprovado nos dois turnos. O vereador Bosquinho votou contra. José Osmar –Guiguim- se absteve e o vereador Lázaro Borges justificou sua ausência dizendo que estava em viagem previamente marcada. Com a aprovação por 13 votos, o projeto vai para a sanção do prefeito Pedro Lucas para virar lei e entrar em vigor.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Após flagrante de idoso de 75 anos transportando drogas, PM apreende grande quantidade de maconha

Veja mais

Cartório Eleitoral de Patos de Minas faz plantão no final de semana para regularização de títulos

Veja mais

Mesmo baleado e perseguido por atiradores, jovem consegue fugir e buscar socorro em Patos de Minas

Veja mais

Homem cobra dívida de jovem por aluguel de bicicleta e é esfaqueado em bar, no centro de Varjão de Minas

Veja mais

DB Agricultura e Pecuária publica nota de profundo pesar pela morte de trabalhadores

Veja mais

SAMU e Bombeiros confirmam morte de 3 trabalhadores que inalaram gás tóxico em fosso de fazenda

Veja mais