Projeto da exposição “Patos de Minas: fragmentos de uma história” é apresentado no Museu

O projeto expográfico pretende apresentar, por meio de diferentes técnicas de museografia, elementos históricos e culturais do município de Patos de Minas

O projeto foi apresentado nesta terça-feira (26).

A mostra Patos de Minas: fragmentos de uma história é uma exposição museográfica com um debate expográfico atualizado e inovador. Nesse espaço, serão apresentados registros de memórias referentes a Patos de Minas e seu povo. O projeto consiste na criação de uma exposição de longa duração, que servirá de marco expositor da reinauguração do Museu da Cidade de Patos de Minas – MuP. O projeto foi apresentado nesta terça-feira (26) e passará agora para uma adaptação para então ser montado.

A proposta do trabalho entusiasma os amantes da arte e cultura. A exposição contará com 10 salas expositivas e 1 brinquedoteca, ou seja, ambientes multidisciplinares onde diferentes públicos poderão desfrutar da trajetória histórica, social, artística e cultural do município.

Com diferentes técnicas da museografia, o enredo da exposição será mostrado de maneira didática e simples, para que públicos diversos tenham acesso ao conhecimento histórico/cultural. A exibição consiste num grandioso quebra-cabeça que, ao ter suas peças anexadas, apresentará Patos de Minas em diferentes vertentes.

O trabalho técnico está sendo desenvolvido por uma equipe multidisciplinar. A curadoria é de responsabilidade do museólogo e historiador João Otávio Coêlho. Segundo o curador, “a exposição vem com a ideia de dar um suporte educativo e cultural para o público do museu, mostrando de forma dinâmica a história do município de Patos de Minas”.

A produção é realizada com recurso do Fundo Municipal de Patrimônio Cultural (Fumpac), para reinaugurar a intervenção/restauração do Museu Municipal, concluída em 2019, entregando o espaço cultural novamente à sociedade patense e da região.

De acordo com Geenes Alves, historiador e diretor de Memória e Patrimônio Cultural, a nova exposição será um marco nos trabalhos de arte e cultura em Patos de Minas, por trazer uma proposta inteligente, dinâmica e interativa, empregando elementos tecnológicos modernos no processo. Geenes salienta que é também uma exposição democrática, por ter contado com a participação de diversos atores locais no processo de constituição, visando garantir artisticamente a representatividade das diversas facetas de Patos de Minas e sua gente.

O novo projeto expográfico foi apresentado à comunidade nesta terça-feira no Museu Municipal na Avenida Getúlio Vargas. O Prefeito José Eustáquio, Vice-prefeito Paulo Mota, vereadores, artistas, professores universitários e intelectuais de várias áreas participaram da apresentação. Geenes Alves explicou que foram colhidas diversas sugestões e ideias, sendo que o trabalho agora será para reorganizar e readaptar o projeto e, após concluí-lo, fazer a montagem da exposição.

Últimas Notícias

Veículo destruído pelas chamas no bairro Sorriso foi incendiado por dois homens de forma criminosa

Veja mais

Motorista fica ferido após bater em caminhão, em mais uma acidente na BR 365

Veja mais

Motorista de 50 anos morre preso às ferragens em batida frontal na BR 365

Veja mais

Enciumada, jovem pega a arma do ex-namorado e dispara contra ele; os dois acabaram presos

Veja mais

Ilhas temáticas de comidas e bebidas, mais de 50 garçons: o que o Réveillon Viva está preparando

Veja mais

Veículos batem de frente na MG 188, em Vazante e deixam três pessoas feridas

Veja mais