☰
✕

Programa Wi-Fi Brasil leva internet para vilarejo em MG

Presidente e ministro das Comunicações participam de inauguração

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro das Comunicações, Fábio Faria, inauguram hoje (17) um ponto de conexão do programa Wi-Fi Brasil, no povoado de Conceição do Jacinto (MG). A antena ficará entre um posto de saúde e uma escola.

O vilarejo, com 12,5 mil habitantes, fica quase na divisa entre Minas Geras e Bahia e receberá banda larga de alta velocidade, gratuita e ilimitada. O ponto de conexão vai beneficiar mais de 400 pessoas, como estudantes que, durante a pandemia, necessitam da internet para ter acesso a material didático e poderem assistir aulas.

O sinal de internet será transmitido pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), um equipamento de alta tecnologia que abrange todo o território nacional e parte dos Oceanos Atlântico e Pacífico. No total, 12.715 pontos de wi-fi público e gratuito, iguais ao de Conceição de Jacinto foram instalados no país, sendo que mais da metade está no Nordeste e a maioria – cerca de 9,5 mil – atende escolas rurais.

Em Minas Gerais, são 537 antenas que recebem conexão do satélite geoestacionário brasileiro. Os pontos são instalados em parceria com a Telebras e têm um raio de alcance de aproximadamente 200 metros, com velocidade de 20 mega, e sem limite para o uso de dados.

Essa velocidade é suficiente, por exemplo, para acessar redes sociais, assistir aulas on-line, fazer chamadas de vídeos e acessar serviços públicos e bancários.

A trabalhadora rural Maria Aparecida, moradora do vilarejo, gostou da chegada da banda larga. "Eu aproveito a internet para conversar com a família, ver receitas, essas coisas assim", disse. "Dá para fazer chamada de vídeo, dá para matar a saudade. Com essa epidemia a gente não está podendo viajar [para visitar um parente]". Ela disse que até para mandar uma carta precisa se deslocar para a cidade de Jacinto, distante 16 quilômetros de Conceição.

Fonte: Agência Brasil

Últimas Notícias

Matheus Simões publica direito de resposta concedido pela Justiça Eleitoral a Luís Eduardo Falcão; veja

Veja mais

Motorista perde controle em pista escorregadia e caminhão tomba na BR352, em Patos de Minas

Veja mais

Patos de Minas deve ter chuva e risco de tempestades, especialmente no domingo de eleições

Veja mais

Prefeitura de Patos de Minas coloca 22 imóveis públicos para venda em leilão online

Veja mais

Imagens mostram motociclista sendo arremessado violentamente dentro de padaria após batida com carro

Veja mais

Homem ameaça “estripar” sobrinhos em prédio no Centro de Patos de Minas

Veja mais