Programa de Combate à Dengue identifica bairros com maior índice de infestação

Nove bairros de Patos de Minas foram apontados como de médio risco.


(Foto: Arquivo Patos Hoje)

O LIRAa – Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti no município de Patos de Minas é fundamental para gerar informações oportunas, a fim de aumentar a eficácia do controle e combater o vetor Aedes Aegypti. Essas informações direcionam o trabalho diário nas áreas de endemias, bem como mostram áreas prioritárias para as ações de mobilização social.

Foi realizado nos dias 22, 23 e 24 de outubro o 4º LIRAa. Foram visitados 2.567 imóveis e encontradas 18 amostras positivas do Aedes Aegypti. O índice de infestação predial do Município foi de 0,6%, caracterizando baixo risco de epidemia. O depósito predominado foi o do tipo B, que são depósitos móveis (vasos e pratos, frascos com plantas, bebedouros de animais, etc.), representando 38,8%.

O segundo maior depósito encontrado foi o do tipo D2, que representa o lixo (recipientes plásticos, latas, garrafas), sucatas, ferro velho, recicladoras e entulhos, correspondendo a 22,2% das amostras. É importante ressaltar que a eliminação dos criadouros predominantes depende da ajuda, colaboração e atitude de todos os moradores.

O maior índice de infestação foi o da área de endemias 5, que compreende os bairros Brasil, Brasília, Cristo Redentor, Distrito Industrial III, Lagoa Grande, Nossa Sra. Aparecida, Santa Luzia, Santa Terezinha e São José Operário, com 1,7% de infestação predial, representando, portanto, médio risco para epidemia.

Em todas as áreas de endemias serão executadas ações específicas de acordo com o criadouro onde foram encontrados focos positivos de Aedes Aegypti. Na área 5 de endemias, que representa o maior índice, mais precisamente nos bairros São José Operário e Brasília, será executado um mutirão de limpeza na próxima quinta-feira (31/10), para recolhimento de material cumulativo de água.

O Programa Municipal de Combate à Dengue, PMCD, solicita aos moradores que mantenham suas residências livres de qualquer local que possa acumular água, evitando, dessa forma, que haja a proliferação do mosquito da dengue. É necessário que todos participem para a eliminação de focos desse mosquito. Ações simples como limpar pratos de vaso de plantas, verificar calhas e caixas d’água e dar a destinação correta para o lixo produzido nas residências evitam que novos focos sejam criados.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal de Patos de Minas

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais