Programa Conheça Seu amigo é lançado em Patos de Minas; expectativa é microchipar mais de 3 mil animais

A solenidade, que contou com a presença de várias autoridades, também apresentou os membros do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais.

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (13), uma solenidade para implementar o “Conheça Seu Amigo”. Projeto que faz parte do Programa Estadual de Microchipagem de Animais Domésticos. O município recebeu cerca de 3 mil microchips para identificação de cães e gatos. A solenidade, que contou com a presença de várias autoridades, também apresentou os membros do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais.

De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental, Geize Marques, serão mais de 3 mil animais microchipados em Patos de Minas com previsão de aumentar ainda mais. “Já temos animais com microchip em Patos de Minas, e aumentar essa porcentagem é maravilhoso. Nossa habilitação deve ser publicada até o fim do mês e logo logo teremos os microchips aqui” disse ela.


O Prefeito Luiz Eduardo Falcão ressaltou a importância do projeto e disse que o município tem planos mais ousados para o futuro. “É um momento de extrema importância para nossa cidade e para a causa animal do nosso município. Nós temos planos maiores e com certeza vamos ampliar ainda mais esse serviço” disse o chefe do executivo patense.


O evento contou com a presença do Subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento do Estado, Rodrigo Franco. Segundo ele, os microchips foram distribuídos em várias cidades do interior de Minas Gerais. Segundo ele, o objetivo do projeto e promover ações de manejo ético populacional, promoção da saúde animal e educação humanitária, com foco na guarda responsável. E também reduzir a proliferação desordenada de cães e gatos e o abandono, garantindo o bem-estar dos animais em âmbito estadual.


A prioridade de aplicação são os animais provenientes de comunidades de baixa renda e animais abandonados, para doação sob a tutela de organizações da sociedade civil. No município, esse trabalho já acontece com apoio da Associação de Proteção Animal e Ambiental (Aspaa).

O projeto de criação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos animais foi uma indicação do vereador José Eustáquio ao poder executivo. Segundo o parlamentar, o conselho, que é formado por membros de proteção a animais, militares entre outros, ainda irá marcar reuniões para dar segmento ao trabalho. Ele explicou que, a causa animal sempre esteve em suas prioridades, mesmo antes de se tornar parlamentar e que ver o conselho nascer é uma grande alegria.

Últimas Notícias

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

Crianças ateiam fogo em colchão e chamas destroem barracão no fundo de uma casa, em Patrocínio

Veja mais