Professor e aluno do UNIPAM participam de simpósio na UNICAMP

De acordo com o coordenador do curso, professor Sandro Matias ambos os simpósios são de nível internacional.

De 13 a 17 de outubro o professor do curso de Sistemas de Informações do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), Fabiano Azevedo Dorça e o aluno do 6º período Osmar Rabel Júnior participaram na UNICAMP (Campinas-SP) do XXII Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES) e XXIII Simpósio Brasileiro Banco de Dados (SBBD).

De acordo com o coordenador do curso, professor Sandro Matias ambos os simpósios são de nível internacional, classificados em nível A na lista Qualis da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). “O evento foi de altíssimo nível, e apresentou à comunidade científica as novas tecnologias e tendências em Engenharia de Software e Banco de Dados”, confirmou Matias. O simpósio contou com palestras e mini-cursos ministrados por renomados pesquisadores, lotados nas mais respeitadas universidades e centros de pesquisa no Brasil e no exterior.

De acordo com o professor Fabiano Dorça, pôde-se notar no evento um grande entusiasmo da comunidade científica com relação às pesquisas voltadas à programação orientada a aspectos e linhas de produtos de software. “Muito provavelmente, em breve, estas tecnologias estarão sendo amplamente utilizadas na indústria de desenvolvimento de software”, informou.

Além disto, foi realizado durante o evento o I FEES (I Fórum de Educação em Engenharia de Software). Na oportunidade, professores de Engenharia de Software de diversas instituições públicas e privadas puderam apresentar e discutir técnicas e ferramentas importantes no ensino de Engenharia de Software.
Segundo o professor Fabiano Dorça, “participar deste fórum, sem dúvida, foi uma grande experiência no ensino de Engenharia de Software, e possibilitará refinar ainda mais as técnicas utilizadas no ensino desta disciplina no curso de Sistemas de Informação do Unipam”.
Para o aluno Osmar Rabel Júnior, esta foi uma excelente oportunidade de se conhecer tópicos avançados em Engenharia de Software e Banco de Dados, além de conhecer problemas em aberto em ambas as áreas e que são objetos de pesquisa em Mestrado e Doutorado de instituições nacionais e internacionais. “Com isto pude ampliar bastante o meu leque de visão em Engenharia de Software e Banco de Dados”, afirmou.

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais