Procon reforça recomendação para que estabelecimentos atendam autistas de forma prioritária

Embora prevista em legislação nacional, a medida estaria sendo descumprida localmente, segundo informações da Associação de Pais, Amigos e Profissionais dos Autistas do município.

Em comunicação expedida no dia 18 de agosto de 2021, o Procon de Patos de Minas recomendou que estabelecimentos da cidade, como, por exemplo, agências bancárias, supermercados e rodoviária, insiram o símbolo do autismo na placa que identifica atendimentos prioritários. Embora prevista em legislação nacional, a medida estaria sendo descumprida localmente, segundo informações da Associação de Pais, Amigos e Profissionais dos Autistas do município.

A partir da recomendação, alguns estabelecimentos já iniciaram os ajustes para atender às normas, o que vem sendo comemorado pelo Procon e pelos autistas e seus familiares. “Nosso objetivo é garantir que as pessoas com Transtorno do Espectro Autista tenham pronto atendimento e prioridade no acesso aos serviços públicos e privados, como rege a lei. O comércio no geral deve conhecer essa informação e providenciar os ajustes necessários”, explica o coordenador do Procon de Patos de Minas, Rafael Godinho.

Clique AQUI e baixe o selo conforme recomendação do Procon.

Em caso de o descumprimento por parte dos estabelecimentos ser comprovado, cabe adoção das medidas administrativas e jurídicas cabíveis. A contar da data do documento, assinado pelo coordenador do Procon de Patos de Minas em 18 de agosto de 2021, foram dados 45 dias para adequação ao que prevê o texto.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas

Últimas Notícias

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

Imagens mostram suspeitos de furtar cofres com joias e dinheiro; se você conhece denuncie

Veja mais