Procon pede que Ministério Público Federal investigue banco e INSS por descontos ilegais

Órgão de defesa do consumidor recebeu diversas reclamações de aposentados e beneficiários sobre descontos indevidos em seus benefícios previdenciários.

Procon de Patos de Minas.

O Procon de Patos de Minas solicitou ao Ministério Público Federal, nesta sexta-feira (30), uma investigação para analisar a conduta do Banco C6 – Banco Ficsa S/A e do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). O pedido veio após o órgão de proteção ao consumidor ter recebido denúncias de descontos indevidos lançados em benefícios de aposentados.

Os consumidores alegam que, mesmo não efetivando nenhuma contratação junto à referida instituição financeira, receberam depósitos em suas contas bancárias, tiveram seus limites de margem consignada reduzidos e passaram a ser cobrados por empréstimos descontados direto em seus proventos previdenciários.

Ofícios expedidos pelos Procons de Carangola-MG e Cataguases-MG e direcionados ao órgão de Patos de Minas foram repassados ao Ministério Público Federal. Segundo os documentos, a instituição financeira também pratica os mesmos atos nos dois municípios. O coordenador do Procon Municipal juntou ainda à denúncia um ofício expedido pela PROCONSBRASIL encaminhado à Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), no qual se afirma que as cinco regiões do país estão sendo alvos das ações do banco denunciado.

A coordenação do Procon Patos de Minas registrou que o órgão previdenciário é detentor de um gigantesco banco de dados, nos quais estão inseridas informações sigilosas dos segurados. Segundo o Procon, qualquer vazamento de dados pode expor os beneficiários às mais adversas situações. Além disso, o INSS é responsável pela autorização nos descontos indevidamente praticados.

Últimas Notícias

Furtos em hipermercados não param! Homem é preso ao colocar carne e chocolates dentro da calça

Veja mais

PM Rodoviária prende homem por tráfico de drogas em ônibus interestadual em Patos de Minas

Veja mais

Justiça determina duplicação imediata de trecho perigoso da BR-365 em MG

Veja mais

Anatel prevê cobertura total do 5G em Patos de Minas até 2027; área rural até 2028

Veja mais

Lotérica Silvano se destaca na Mega da Virada com 46 jogos de 20 dezenas — única da região com apostas nesse formato

Veja mais

Polícias Militar e Civil recuperam celulares e procuram homem que cometeu assalto em Varjão de Minas

Veja mais