Procon multa em mais de R$100 mil Wise up por uso de imagem e voz de alunos sem autorização e outras cláusulas abusivas

Foram apuradas cláusulas práticas abusivas contra o consumidor.

O Procon-MG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), determinou, em Decisão Administrativa, que o Grupo Wiser Educação SA (Wise Up Online) pague multa no valor de R$103.983,48, em função de práticas abusivas contra o consumidor.

Além disso, a Wise Up fica obrigada a suspender imediatamente as cláusulas abusivas apontadas pelo Procon-MG. Segundo apurado no processo administrativo, entre as infrações praticadas pela entidade por meio dos contratos de prestação de serviço celebrados com os consumidores estão a renovação automática, a cessão do direito de uso da imagem e voz sem autorização do consumidor, a impossibilidade de reembolsos em qualquer situação, bem como a previsão de modificação unilateral das regras contratuais pela empresa. “Cláusulas incompatíveis com a boa fé e a equidade que devem nortear os contratos consumeristas”, diz trecho da decisão do Procon-MG.

O órgão explica que todo serviço fornecido ao consumidor após o contrato, sem sua anuência, é considerado amostra grátis, não podendo o consumidor arcar com os custos. Além disso, quanto à utilização da imagem do consumidor, a legislação protege o chamado direito de personalidade. Segundo o Procon, também se verifica conduta abusiva do fornecedor ao assinalar a impossibilidade de reembolso de qualquer despesa.

“No caso, trata-se, indiscutivelmente, de contrato de adesão, de forma que o consumidor não possui ampla capacidade de discussão e negociação de cláusulas contratuais”, acrescenta a decisão.

O valor deverá ser depositado no Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor. A entidade educacional tem o prazo de 10 dias, a partir da intimação, para recorrer da decisão.

Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada do Ministério Público de Minas Gerais

Últimas Notícias

Com reforço no efetivo, Polícia Militar lança Operação Natalina 2025 em Patos de Minas

Veja mais

Consumidores caem em pressão de corretores e assinam contratos caros durante as férias, alerta Procon

Veja mais

Prefeitura regulamenta estacionamento para pessoas com autismo e mostra como pedir cartão

Veja mais

Vigilância encontra produtos de limpeza proibidos de venda em comércios de Patos de Minas e alerta

Veja mais

Casal acaba preso após câmeras gravarem homem escalando poste e furtando fiação e medidores de energia

Veja mais

DNIT inicia manutenção na BR 352 em Patos de Minas e moradores comemoram melhorias no trecho

Veja mais