Procon-MG multa Vitamedic em mais de R$57 mil por vender Atenolol com desvio de qualidade

"Houve risco à saúde dos consumidores", de acordo com o Procon.

O Procon-MG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), aplicou multa de R$57.595,61 à Vitamedic Indústria Farmaceutica Ltda em razão de a empresa ter colocado no mercado um lote do medicamento genérico Atenolol comprimido 25mg com desvio de qualidade. Análise técnica realizada pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) embasou a inadequação do medicamento.

Apesar de o fornecedor ter anunciado o recall do produto, a Anvisa determinou a suspensão de sua distribuição, comercialização e uso. O fato ocorreu em 2017. O processo administrativo foi instaurado no Procon-MG, por meio da 14ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, após receber inquérito civil encaminhado pelo Ministério Público da Paraíba.

De acordo com Decisão Administrativa do Procon-MG, a conduta infrativa da farmacêutica se configura pela simples comercialização de produto nocivo à vida ou à saúde, perigoso ou, ainda, aquele em desacordo com as normas regulamentares de fabricação, distribuição ou apresentação. A Decisão esclarece que, mesmo com o recolhimento do produto, houve risco à saúde dos consumidores.

A empresa discordou da análise realizada pela Funed. No entanto, não demonstrou eventuais impropriedades técnicas que teria encontrado nesse trabalho. Após ser notificada, a Vitamedic tem 10 dias para recorrer da decisão.

Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada do Ministério Público de Minas Gerais

Últimas Notícias

Bombeiros cortam árvore que ameaçava a desabar em via de Patos de Minas

Veja mais

Jovem acaba preso após ameaçar de morte a companheira que tentava a separação

Veja mais

Com quase 100% dos crimes desvendados, Delegacia de Homicídios de Patos de Minas é reverenciada

Veja mais

Black Friday chegando: Cemig orienta sobre aparelhos que podem encarecer sua conta de luz

Veja mais

Atenção estudantes! Últimos dias para se inscrever no Vestibular do UNIPAM

Veja mais

É possível acumular dois benefícios previdenciários? Brian Epstein Campos explica

Veja mais