Procon-MG multa Copasa em R$ mais de 170 mil por falta d’água frequente em Frutal

Falhas na prestação do serviço prejudicaram moradores ao longo de três anos, inclusive, durante crise sanitária da pandemia de Covid-19

O Procon Estadual de Minas (Procon-MG), órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), aplicou multa no valor de R$ 171 mil à concessionária Copasa em razão de seguidas e prolongadas interrupções no abastecimento de água, ao longo dos anos de 2019, 2020 e 2021, no município de Frutal, no Triângulo Mineiro.

A Decisão Administrativa, proferida por meio da 5ª Promotoria de Justiça da Comarca de Frutal, esclarece que a falha na prestação do serviço atingiu grande parte dos moradores do município, prejudicando-os inclusive durante a crise sanitária provocada pela pandemia de Covid-19.

Segundo o documento do Procon-MG, as irregularidades nos serviços motivaram manifestações públicas de insatisfação popular, com panelaços e queimas de pneus em vias públicas e articulação de ações nos Poderes Executivo e Legislativo para debater a rescisão do contrato de concessão.

Na avaliação do Procon-MG, a conduta da Copasa viola o Código de Defesa do Consumidor e Lei Federal 8.987, de 1995, que dispõe sobre concessão e permissão da prestação de serviços públicos. Durante a tramitação do processo, o órgão de defesa do consumidor encaminhou à Copasa propostas de resolução consensual do conflito, mas não obteve resposta.

Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada do Ministério Público de Minas Gerais

Últimas Notícias

Alunos de Agronomia do Unipam produzem mudas nativas para recuperação de mata em Patos de Minas

Veja mais

Homem que enviava cartas e tentou beijar garota à força, além de outros atos, é preso em Lagoa Grande

Veja mais

Policiais prendem mulher durante visita íntima e mais dois detentos por tráfico na Penitenciária do Carmo

Veja mais

Ao ser advertido sobre mendicância, homem ameaça com faca diretor da Rodoviária e acaba preso

Veja mais

Condutora é presa após atingir poste e lixeira e ameaçar de morte policial no Centro

Veja mais

Polícia Civil detalha operação que apreendeu máquinas de bronzeamento artificial em Patos de Minas

Veja mais