PROCON de Patos de Minas, MPMG e MPF recomendam que clínicas e hospitais vendam medicamentos pelo preço de fábrica

A orientação é para que os centros médicos da cidade repassem os produtos pelo preço de fábrica.

Imagem Ilustração.

A recomendação conjunta entre o Procon de Patos de Minas, o Ministério Público de Minas Gerais e o Ministério Público Federal aconteceu após reclamações chegarem até o órgão de defesa do consumidor. Medicamentos de uso clínico e hospitalar estariam sendo vendidos pelo preço máximo. A orientação é para que os centros médicos da cidade repassem os produtos pelo preço de fábrica.

De acordo com Rafael Godinho Nogueira, coordenador do Procon Municipal, de porte das reclamações  sobre o preço dos medicamentos de uso clínico e hospitalar praticado pelos centros médicos estabelecidos em Patos de Minas, ele solicitou ao Ministério Público Federal, na pessoa da Procuradora Dra. Polyana Washington de Paiva Jeha, a investigação da questão.

A Procuradora da República então instaurou, na data de 03 de fevereiro de 2020, um procedimento administrativo para apurar a demanda.

O coordenador do Procon ainda apresentou ao Ministério Público, na pessoa do Coordenador do Procon/MG na Comarca, Dr. José Carlos de Oliveira Campos Júnior, e à Procuradora da República uma Recomendação Administrativa, a qual foi assinada pelos representantes dos órgãos e, posteriormente, anexada ao procedimento aberto no Ministério Público Federal.

O documento recomenda aos hospitais e clínicas médicas estabelecidos no município de Patos de Minas que não apliquem o Preço Máximo ao Consumidor - PMC a medicamentos de uso restrito ao ambiente clínico e hospitalar, devendo adotarem o Preço de Fábrica – PF em atendimento à Resolução nº 03/2009 da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos.

A fiscalização do cumprimento da recomendação será efetuada pelos representantes do Ministério Público após os hospitais serem devidamente notificados a observarem os termos do documento.

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais