Procon de Patos de Minas alcança índice de solução preliminar de problemas acima de 92%

As maiores queixas que chegam ao Procon de Patos de Minas estão relacionadas a instituições financeiras.

O Procon Municipal alcançou, neste ano de 2020, um percentual superior a 92% na solução preliminar.

O Procon de Patos de Minas tem cumprido com eficiência o papel de órgão de defesa do consumidor. Segundo dados da Secretaria Nacional do Consumidor e do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, o Procon Municipal alcançou, neste ano de 2020, um percentual superior a 92% na solução preliminar de problemas de relação de consumo.

As maiores queixas que chegam ao Procon de Patos de Minas estão relacionadas a instituições financeiras. Lideram a lista, o Santander (23 queixas), Itaú (18 queixas), Caixa (16 queixas), todas com 100% de solução. Aparecem ainda na lista, os bancos PanAmericano (11 queixas), Bradesco (10 queixas), Crefisa (10 queixas), Banco do Brasil (8 queixas), BMG (8 queixas) e Banco Mercantil (7 queixas). Nesses casos, somente a Crefisa (70%), o Bradesco (90%) e o BMG (75%) não tiveram 100% de solução das queixas.

Também aparecem na lista das empresas com maior número de queixas, as companhias que prestam serviços essências, como a CEMIG (15 queixas), Algar Telecom (10 queixas) e Copasa (10 queixas), sendo que todas elas foram solucionadas, com a exceção da Cemig que teve percentual de solução de 93,3%.

O coordenador do Procon de Patos de Minas, Rafael Godinho, lembrou que o Procon Municipal conseguiu formalizar o Decreto que regula seu regimento interno, possibilitando assim a aplicação de sanções administrativas em desfavor dos fornecedores que insistem em descumprir as leis que protegem os consumidores. Esta mudança deu mais poder de atuação ao órgão.

“Antes, o Procon instaurava um procedimento e, se não fosse atendido, encaminhava o consumidor para a justiça. Hoje instauramos o procedimento e informamos que em caso de descumprimento o mesmo poderá ser penalizado em caso de não acatar o que estamos pedindo. O decreto, de fato, em muito contribuiu para a resolução das demandas. A somar-se a isto, o fato das audiências de conciliação que implementamos, oportunidade em que as partes, após debaterem seus argumentos, podem chegar a um denominador comum, através de um bom acordo, colocando fim ao problema”, informou Rafael Godinho.

Para evitar problemas, o coordenador do Procon orienta os consumidores que forem comprar pela internet para que pesquisem a idoneidade do site, desconfie de descontos muito superiores à média do preço nos demais vendedores, bem como prazo de entregas longo. Outra dica é evitar comprar por links disponibilizados em redes sociais e efetuar o pagamento por boletos ou depósitos bancários.

Para quem for às compras em lojas presenciais, a dica é para que questione o valor do produto à vista e a prazo, negocie descontos, questione sobre juros quando do parcelamento da compra. “Importante saber ainda se a loja efetua a política de trocas de produtos, lembrando que essa é uma imposição legal apenas para compras realizadas fora do meio físico, mas alguns estabelecimentos o fazem para satisfazer o consumidor”, lembrou Rafael.

Caso o problema na relação de consumo já tenha sido concretizado, Rafael Godinho orienta o consumidor a procurar imediatamente o PROCON levando cópia de seus documentos pessoais, do comprovante de endereço e daquilo que faz ligação com a desavença, como por exemplo cópia da Nota Fiscal, do Comprovante de Pagamento e da Ordem de Serviço.

Últimas Notícias

Furtos em hipermercados não param! Homem é preso ao colocar carne e chocolates dentro da calça

Veja mais

PM Rodoviária prende homem por tráfico de drogas em ônibus interestadual em Patos de Minas

Veja mais

Justiça determina duplicação imediata de trecho perigoso da BR-365 em MG

Veja mais

Anatel prevê cobertura total do 5G em Patos de Minas até 2027; área rural até 2028

Veja mais

Lotérica Silvano se destaca na Mega da Virada com 46 jogos de 20 dezenas — única da região com apostas nesse formato

Veja mais

Polícias Militar e Civil recuperam celulares e procuram homem que cometeu assalto em Varjão de Minas

Veja mais