Primeiro caso de febre amarela em humanos é confirmado em Patos de Minas

A paciente procurou atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no dia 30 de agosto, não precisou de internação e atualmente encontra-se em casa e com bom estado de saúde.

A Prefeitura de Patos de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou na manhã desta quinta-feira (25) a confirmação de um caso de febre amarela em humano no município. Trata-se de uma idosa que não apresentou sintomas típicos da doença, apenas quadro leve compatível com suspeita de dengue, como mal-estar e desidratação. A paciente procurou atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no dia 30 de agosto, não precisou de internação e atualmente encontra-se em casa e com bom estado de saúde.

O teste inicial para dengue foi negativo. No entanto, conforme protocolo da Rede Sentinela, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), uma amostra do exame foi encaminhada à Fundação Ezequiel Dias (Funed) para análises complementares. Esse procedimento é realizado com um percentual das amostras negativas para dengue, com o objetivo de ampliar a investigação de outras arboviroses. Devido a essa estratégia de vigilância ativa, o exame da paciente foi testado para outros vírus e apresentou resultado positivo para febre amarela em três análises consecutivas.

A confirmação foi emitida pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Minas Gerais (Cievs Minas), estrutura da SES-MG que monitora e notifica eventos de saúde pública, e comunicada ao município pela Superintendência Regional de Saúde por e-mail no na última terça-feira (22).

A paciente possui registro de vacinação contra a febre amarela, o que contribuiu para que os sintomas fossem leves. Ela possui residência tanto na área rural quanto na urbana. A investigação epidemiológica está em andamento para determinar a origem da infecção. Até o momento, não há outros casos suspeitos em investigação.

Com a confirmação desse caso humano de febre amarela, o município passa a ser considerado área de risco para a doença. Para conter a circulação do vírus, evitar novos casos e proteger a saúde da população, a Secretaria Municipal de Saúde inicia uma série de ações imediatas, sendo a vacinação de pessoas não imunizadas a medida mais importante. Então quem nunca tomou vacina contra a febre amarela deve procurar o posto de saúde mais próximo.

Patos de Minas possui cobertura vacinal de 81,45% contra a febre amarela, percentual que está bem acima da média estadual (58,58%). Ainda assim, é preciso que, nesse cenário, 100% da população esteja imunizada, incluindo os visitantes. Crianças com idade até 4 anos precisam ter duas doses: uma aos 9 meses e outra aos 4 anos. A partir dos 5 anos, é aplicada apenas uma dose ao longo da vida.

Se houver dúvidas, o cidadão deve procurar qualquer unidade de saúde com o cartão de vacina em mãos. Caso não tenha o documento, será verificado no sistema se a aplicação da dose é necessária. As salas de vacina funcionam de segunda a sexta-feira (dias úteis) das 8h às 16h. Nos dias em que há "Saúde do Trabalhador", a vacinação se estende até as 18h.

Para ampliar o acesso às vacinas, o Vacimóvel está na Praça do Coreto nesta quinta-feira (25) das 8h às 16h e permanecerá funcionando nesse mesmo local e horário até domingo (28). No sábado (27), haverá mutirão de vacinação das 8h às 16h nos postos de saúde dos bairros Sorriso, Ipanema, Brasil, Abner Afonso e Panorâmico.

Além disso, haverá mutirão de vacinação em todos os postos de saúde do município, incluindo os da área rural, nos sábados 4/10 e 18/10, das 8h às 16h.

No Bairro Nova Floresta e na região do chacreamento onde a paciente também mantém moradia, será feito o bloqueio vacinal com visita casa a casa, para aplicação da dose contra amarela em quem não é imunizado. Também será feito o controle vetorial com borrifação extra e intradomiciliar, que é a aplicação de inseticida (não tóxico para humanos e animais de estimação) dentro e fora das moradias. Neste momento, é essencial que os moradores desses locais recebam os agentes de saúde e de endemias, assim como os técnicos de enfermagem, para que o trabalho seja efetivo.

A partir desta quinta-feira (25/9), a Secretaria Municipal de Saúde também estará com as seguintes ações em andamento:

*identificação do provável local de infecção e rastreamento de possíveis contatos da paciente;

*busca ativa de casos suspeitos;

*intensificação da vigilância em áreas com maior risco de transmissão;

*vigilância entomológica, monitorando índices de infestação dos mosquitos transmissores da febre amarela;

*vigilância de epizootias, investigando morte ou adoecimento de primatas não humanos, importantes indicadores da presença do vírus no ambiente;

*intensificação da identificação e manejo clínico de casos suspeitos em toda a rede municipal de saúde.

*reforço do estoque com 20 mil doses adicionais de vacina enviadas pela SES-MG.

As autoridades em saúde pública reforçam que macacos não transmitem a febre amarela, eles são vítimas e aliados na detecção precoce da doença. Ao encontrar um animal desses morto, na área urbana ou rural, a população deve acionar imediatamente o Centro de Controle de Zoonoses (3822-9624). Matar macacos é crime ambiental e prejudica diretamente as ações de saúde pública.

Neste ano, Patos de Minas já enviou sete amostras de material coletado de macacos mortos para análise na Funed. Seis tiveram resultado negativo, e o município aguarda o resultado da sétima, enviada em agosto.

A prefeitura reforça que a febre amarela não é transmitida de pessoa para pessoa e que todas as medidas estão sendo adotadas para proteger a população. Novas informações serão divulgadas exclusivamente pelos canais oficiais da prefeitura.

Últimas Notícias

Alunos de Agronomia do Unipam produzem mudas nativas para recuperação de mata em Patos de Minas

Veja mais

Homem que enviava cartas e tentou beijar garota à força, além de outros atos, é preso em Lagoa Grande

Veja mais

Policiais prendem mulher durante visita íntima e mais dois detentos por tráfico na Penitenciária do Carmo

Veja mais

Ao ser advertido sobre mendicância, homem ameaça com faca diretor da Rodoviária e acaba preso

Veja mais

Condutora é presa após atingir poste e lixeira e ameaçar de morte policial no Centro

Veja mais

Polícia Civil detalha operação que apreendeu máquinas de bronzeamento artificial em Patos de Minas

Veja mais