Previsão do tempo em Patos de Minas marca 43° e baixa umidade relativa do ar

Esse calorão é apontado pelo INMET como sendo de grande perigo

Patos de Minas registrou a mais alta temperatura que se tem notícia neste ano. O Tempo em Patos, plataforma criada em parceria da UFU/Patos de Minas, CEPED/Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, informou que ontem (12) e hoje (13) a temperatura máxima chegou a mais de 43°. O coordenador do projeto, o Professor Lawrence Rodrigues do Amaral, garantiu que neste domingo (12) foi o dia mais quente do ano com 43,6°. Nesta segunda, a temperatura ficou bem próxima, com 43,3°.

Além do calorão, que é apontado pelo INMET como de grande perigo para a população, a Capital do Milho ainda vem sofrendo com a baixa umidade relativa do ar. Nesta segunda-feira (13), ela chegou a apenas 21%, o que é considerado muito baixo. As pessoas devem beber bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

E o que pior é que o calorão deve continuar, apesar de haver indicação de chuva nos próximos dias. De acordo com o Clima Tempo, a temperatura vai continuar alta até o fim de semana, no entanto pode haver chuva a partir desta terça-feira (14), com previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite.

O tempo extremado tem provocado muito desconforto na população. O uso de ares condicionados e ventiladores vêm sendo intensificado pelos patenses. Sair à rua nos momentos de maior incidência dos raios solares só mesmo por extrema urgência. Especialistas recomendam que é muito importante o uso de protetor solar.

De acordo com o Governo de Minas, com temperaturas ultrapassando os 40ºC e a umidade ficando abaixo dos 40%, os cidadãos devem estar atentos a sintomas físicos como dor de cabeça, sangramento nasal, garganta seca e irritada, sensação de areia nos olhos, ressecamento da pele, cansaço, tontura e dificuldade de respirar.

“A população deve se manter bem hidratada, usar bastante protetor solar e optar por roupas mais leves. Também é importante deixar os ambientes ventilados e umidificados, seja com umidificadores ou com bacias de água, para aliviar o desconforto causado pelo clima seco e pelo calor”, ressalta o diretor de Resposta ao Desastre, tenente Douglas Constantino Fernandes.

Por fim, é preciso reforçar e manter cuidados ainda mais especiais com crianças, idosos e animais de estimação, garantindo a segurança e o bem-estar desses grupos mais vulneráveis.

Últimas Notícias

Coopatos celebra a conquista do troféu "Prata" no Prêmio SomosCoop - Excelência em Gestão 2025

Veja mais

Câmeras de segurança registraram tremor de terra que assustou moradores da região

Veja mais

Polícia Militar lança “Operação Filhos de Minas” para reforçar segurança do comércio em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso em flagrante após arrombar padrão de energia e tentar cortar fiação com faca

Veja mais

Defesa Civil emite alerta para tempestades e grandes volumes de chuva em Patos de Minas

Veja mais

Homem que matou desafeto na frente da filha é condenado a mais de 11 anos em Patos de Minas

Veja mais