Previsão de contração da economia em 2020 supera 5%; dólar é calculado a R$5,28

O BC destacou que vê queda forte do PIB na primeira metade deste ano

A perspectiva de contração da economia brasileira neste ano ultrapassou 5% na pesquisa Focus realizada pelo Banco Central, com alta no cenário para o dólar e taxa básica de juros ainda mais baixa.

O levantamento semanal apontou que a expectativa agora é de que o Produto Interno Bruto (PIB) encolha 5,12% em 2020, de uma queda de 4,11% estimada antes. Para 2021, segue o cenário de um crescimento de 3,20%

Pela terceira semana seguida, os economistas consultados reduziram a perspectiva para a taxa de juros Selic, chegando agora a 2,25%, de 2,50%. Para o ano que vem, eles ainda veem os juros a 3,50%.

O Top-5, grupo dos que mais acertam as previsões, também passou a ver os juros básicos em 2,25% neste ano, de 2,50% na semana anterior. Para 2021, a conta caiu a 3,50%, de 3,88% antes na mediana das projeções.

Na semana passada, o BC destacou que vê queda forte do PIB na primeira metade deste ano, seguida de uma recuperação gradual a partir do terceiro trimestre, repetindo a mensagem em que indicou um novo ajuste de, no máximo, 0,75 ponto percentual à frente após baixar a Selic a 3%.

Com o dólar batendo recordes sucessivos ante o real, a pesquisa com uma centena de economistas mostrou ainda que a expectativa é de que a moeda norte-americana alcance 5,28 reais no fim de 2020 e 5 reais em 2021, de 5 e 4,83 reais previstos anteriormente.

Fonte: Reuters

Últimas Notícias

Homem faz programa sexual com duas mulheres, não paga o valor, inventa furto e acaba preso

Veja mais

Mãe aciona o botão do pânico e filha é presa pela terceira vez em menos de um mês

Veja mais

Justiça condena farmácia em Patos de Minas por venda livre de remédio controlado

Veja mais

Homem em surto corre pelado com barra de ferro e é contido com arma de choque em Carmo do Paranaíba; veja

Veja mais

Gabriel Sater faz show gratuito em Patos de Minas neste sábado pelo projeto Minas ao Luar

Veja mais

Jovem gasta mais de um salário mínimo com cartão extraviado e acaba preso em Patrocínio

Veja mais