Presídio sem cigarro: Presidente Olegário consegue cortar tabaco dos detentos

O Presídio de Presidente Olegário está servindo de exemplo para muitos estabelecimentos prisionais do estado e até do país.


Detentos do presídio de Presidente Olegário participam de palestra sobre o tabagismo.
O Presídio de Presidente Olegário está servindo de exemplo para muitos estabelecimentos prisionais do estado e até do país. Os responsáveis pelo presídio da cidade cortaram o cigarro em suas dependências, cumprindo a legislação estadual, que proíbe o tabagismo em local fechado de uso coletivo, e, além disso, cuidando da saúde e educação dos detentos.

De acordo com o diretor geral do Presídio de PO, Gilton Eduardo da Silva Nunes, para conseguir tirar o cigarro de dentro das celas, eles fizeram uma parceria com a secretaria de saúde da cidade e promoveram a conscientização dos detentos com diversas palestras alertando sobre os males do cigarro.

O projeto foi muito bem aceito pelos detentos que aderiram à causa e, atualmente, não consomem mais cigarro no interior da prisão. Com isso, vários benefícios foram conquistados. Os detentos e também funcionários não têm a saúde prejudicada pelo tabaco, além de aumentar a segurança do presídio, pois sem cigarro fica também proibida a entrada de fogo. Para a recuperação dos presos o trabalho também foi importante.

A iniciativa foi fundamentada na lei estadual 18.552/09. O dispositivo proíbe a prática do tabagismo em ambientes coletivos fechados, públicos ou privados, localizados em Minas Gerais, ressaltando que a proibição determinada na lei abrange os atos de acender, conduzir acesos e fumar cigarro, cigarrilha, charuto, cachimbo ou similar.

E o trabalho é realmente para se destacar. Em todo o estado e até no país, a maioria absoluta dos estabelecimentos prisionais permite o cigarro de forma até imoderada, prejudicando a saúde de quem fuma e também dos não fumantes. Em Presidente Olegário, a proibição para os atuais 74 presos já existe há um ano e meio, possibilitando uma reeducação mais digna e saudável.

Em Patos de Minas e em outras cidades, o cigarro é livre para os detentos e, mesmo com a legislação proibindo, a situação não tem data para ser normalizada. De acordo com o Coronel Ilson Álvaro Teixeira, Diretor Geral do Presídio Sebastião Satiro, a intenção é proibir, mas deve ser feito primeiro um trabalho de conscientização para que não haja um problema ainda maior.

Ele explicou que a proibição deve acontecer a médio prazo, já que o presídio possui cerca de 380 detentos, sendo assim mais complicada a proibição. O diretor informou que o trabalho de conscientização dos presos não tem data pra começar.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais