Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais instala 2ª vara judicial em São Gotardo

Solenidade reúne magistrados, políticos e comunidade no Fórum Antônio Melgaço

Foto: TJMG

O presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, instalou, nessa quinta-feira (13), a 2ª Vara Cível, Criminal e da Infância e Juventude da Comarca de São Gotardo, em concorrida solenidade no fórum local. Ao elevar a comarca de São Gotardo à condição de segunda entrância, o desembargador revelou sua felicidade, por razões afetivas, já que viveu grande parte da vida na região.

"Foi uma promoção merecida", destacou o presidente, ao reconhecer a importância econômica e produtiva da cidade e região, em especial na área agrícola, bem como a elevada movimentação processual na comarca.

Durante a solenidade, compuseram a mesa de honra o presidente do TJMG, Nelson Missias de Morais; o diretor do Foro da Comarca de São Gotardo, Roberto Troster Rodrigues; o desembargador Pedro Bernardes de Oliveira; o prefeito de São Gotardo, Seiji Eduardo Sekita; o presidente da Câmara Municipal, Gilberto de Oliveira Cândido; a 3ª vice-presidente presidente do TJMG, desembargadora Mariângela Meyer; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Saldanha da Fonseca e o desembargador Almeida Melo. Estiveram também presentes os desembargadores Alberto Diniz, presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis) e o desembargador Amauri Pinto Ferreira, que fez a apresentação do projeto das novas instalações da vara.

Juiz diretor do Foro da Comarca, Roberto Troster Rodrigues, desembargador Pedro Bernardes de Oliveira, o presidente do TJMG, Nelson Missias de Morais e o desembargador Amauri Pinto Ferreira

O juiz diretor do foro da comarca, Roberto Troster Rodrigues, comentou que a instalação de uma nova vara judicial é uma demanda antiga de São Gotardo diante da crescente procura pelo Poder Judiciário local. A média mensal gira em torno de 300 processos.

A expectativa, segundo observou o magistrado, é que com a chegada de um novo juiz e mais servidores seja possível atender de forma adequada e qualificada as demandas apresentadas dos cidadãos de São Gotardo e região.

Com a instalação da nova vara, de acordo com a Resolução 885/2019, a atual Vara Única passa a ter a denominação e a competência de 1ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais. Os processos e ações cíveis e criminais começam a ser distribuídos igualmente entre esta unidade jurisdicional e a 2ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude, resguardadas as competências de cada uma.

Cidadania honorária

O presidente Nelson Missias de Morais e o desembargador Almeida Melo (aposentado) receberam o título de cidadão honorário de São Gotardo. Eles foram indicados pelo vereador e presidente da Câmara Municipal, Gilberto de Oliveira Cândido.

Nelson Missias de Morais relembrou a trajetória do desembargador Almeida Melo na magistratura mineira e na advocacia, tendo ocupado o cargo de presidente do TJMG e do Tribunal Regional Eleitoral.

“Somos os dois agora conterrâneos também do nosso amigo comum, desembargador Pedro Bernardes de Oliveira, filho querido desta São Gotardo, aliás, o primeiro sangotardense a integrar o TJMG. É ao permanente empenho do desembargador Pedro Bernardes que devemos creditar não apenas a criação desta nova Vara na cidade, mas toda a evolução que a comarca experimentou, desde sua criação”, ressaltou.

A esposa do desembargador Pedro Bernardes de Oliveira, Regina Izabel Bengtsson Bernardes, recebeu a medalha Dona Dora, outorgada pela Câmara Municipal de São Gotardo.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom- TJMG

Últimas Notícias

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Veja quanto cada candidato de Patos de Minas poderá gastar na campanha eleitoral deste ano

Veja mais

Bombeiros percebem princípio de incêndio, agem rápido e impedem aumento do fogo, em Patrocínio

Veja mais

Ponte instalada mais de meio metro acima do asfalto chama a atenção de motoristas

Veja mais