Presidente de Sindicato denuncia aliciamento de pessoas do Nordeste para trabalharem na região

Esta semana, mais cinco pessoas foram encontradas na cidade.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagoa Formosa, José Nascimento Barroso, voltou a denunciar o aliciamento de pessoas do Nordeste do país para trabalharem nas lavouras da região. Há alguns dias, seis pessoas encontradas em condições precárias foram mandadas de volta para casa. Esta semana, mais cinco pessoas foram encontradas na cidade.

Os trabalhadores estão em uma casa na cidade de Lagoa Formosa que não possui nenhuma estrutura. Não há móveis e elas estão sendo obrigadas a dormirem no chão. José Nascimento afirma que os trabalhadores foram deixados no imóvel sem nenhum tipo de mantimento e sem ter sequer um fogão para fazer comida.
O próprio Sindicato dos Trabalhadores teve que levar marmitas para os trabalhadores que estavam passando fome. José Nascimento denunciou o caso ao Ministério Público. Ele disse que este tipo de situação, que acontecia muito no passado, mas que estava extinto, voltou a acontecer este ano em Lagoa Formosa.

As pessoas são atraídas por promessas de trabalho nas lavouras da região. Ele explica, no entanto, que é preciso verificar todas as garantias antes de sair de casa, para não passar dificuldades como está ocorrendo neste caso. Ele alertou também as pessoas que usam esse tipo de mão de obra oferecida por atravessadores, os chamados “gatos”.

José Martins explicou que o Ministério Público do Trabalho está atento a esta situação e o empregador flagrado explorando esse tipo de mão de obra pode enfrentar problemas na Justiça.

Últimas Notícias

Furtos em hipermercados não param! Homem é preso ao colocar carne e chocolates dentro da calça

Veja mais

PM Rodoviária prende homem por tráfico de drogas em ônibus interestadual em Patos de Minas

Veja mais

Justiça determina duplicação imediata de trecho perigoso da BR-365 em MG

Veja mais

Anatel prevê cobertura total do 5G em Patos de Minas até 2027; área rural até 2028

Veja mais

Lotérica Silvano se destaca na Mega da Virada com 46 jogos de 20 dezenas — única da região com apostas nesse formato

Veja mais

Polícias Militar e Civil recuperam celulares e procuram homem que cometeu assalto em Varjão de Minas

Veja mais