Presidente da AMAPAR explica decisão dos prefeitos da região de flexibilizar restrições

Como esta região está fechada há mais tempo do que o restante do Estado, os chefes de executivo entendem que é possível fazer alguns concessões sem por em risco o aumento da proliferação da Covid-19.

O presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paranaíba – AMAPAR – e prefeito de Carmo do Paranaíba, César Caetano, concedeu entrevista coletiva na sede da entidade para explicar a decisão dos prefeitos de flexibilizar setores da economia. Como esta região está fechada há mais tempo do que o restante do Estado, os chefes de executivo entendem que é possível fazer algumas concessões sem por em risco o aumento da proliferação da Covid-19.

A decisão aconteceu em assembleia realizada na manhã desta sexta-feira (19). Os prefeitos discutiram a Onda Roxa do Governo do Estado de Minas Gerais e os resultados das medidas adotadas nos últimos dias. O presidente da Amapar, César Caetano de Almeida, disse que a decisão de flexibilizar não foi um embate com o governador e se os números piorarem os prefeitos voltarão a fechar novamente.

De acordo com o Presidente da Amapar, por ter se antecipado nas medidas de combate à Covid-19, a microrregião do Alto Paranaíba, na qual estão inseridos Patos de Minas e outros 17 municípios, houve resultados positivos na queda no número de casos, dados que podem ser observados no painel de monitoramento da Secretaria de Estado de Saúde. Paralelo a isso, com os esforços dos prefeitos da região, a rede de assistência de saúde tem sido ampliada e novas estratégias adotadas para prestar uma melhor assistência à população.

Ao analisarem o cenário, por unanimidade, prefeitos deliberarem por meio de votação, pela flexibilização de alguns setores nos próximos dias, a exemplo do município de Patrocínio, que  com parecer jurídico e segurança em suas ações, optou pela retomada gradual de algumas atividades econômicas. Essa é, inclusive, uma das grandes preocupações dos prefeitos, além da saúde pública, considerando que a região que já caminha para 45 dias de restrições em diversos setores de comércio, com impactos incalculáveis aos empreendimentos.

Portanto, algumas atividades consideradas não-essenciais na Onda Roxa, poderão retomar suas atividades, com as devidas restrições, após a edição dos decretos em cada município. Comerciantes, bem como a população em geral, devem estar atentos às imposições do documento e continuarem colaborando com o poder público, e, principalmente, resguardando a própria saúde. O objetivo final é sempre, conseguir diminuir a curva de contaminações, internações e óbitos pela Covid-19 e, assim, avançar cada vez mais na abertura dos setores econômicos e outras atividades.

Ainda durante a reunião, os prefeitos concordaram que as medidas propostas pela Onda Roxa são emergenciais e essenciais em um cenário de colapso em saúde pública, mas também entendem que, como a região do Alto Paranaíba, já vinha se antecipando nessas restrições e vem conseguindo estruturar melhor sua rede de saúde, este é o momento certo para começar a pensar em uma retomada da economia. Os chefes de Executivo ainda se propuseram a estarem atentos ao comportamento do número de contaminações a partir das novas medidas e, caso seja necessário, o retrocesso não está descartado em um curto período de prazo.

Importante ressaltar que, embora a decisão de flexibilizar setores da economia tenha sido deliberada em comum acordo entre os municípios circunvizinhos, cada um deles tem autonomia para editar seu decreto de acordo com a realidade de cada cidade. O que a AMPAR propõe para o momento é que os prefeitos continuem alinhados, seguros em suas decisões, para que as ações em cada cidade, não venham em nossa rede de assistência em saúde como um todo.

Últimas Notícias

Atletas patenses fazem bonito no campeonato mineiro de Parakaratê, em Uberlândia

Veja mais

Acusados de matar comparsa de furtos são levados ao Tribunal do Júri em Patos de Minas

Veja mais

Dupla é presa por furto ao aproveitar embriaguez de aposentado que pediu ajuda para sacar dinheiro

Veja mais

Homem é indiciado por xingar jovem de “sapatona nojenta” em Patos de Minas

Veja mais

Imagens mostram ladrões levando motocicleta em Patos de Minas; veja como eles agem

Veja mais

O que muda com o Novo DPVAT que será cobrado a partir de 2025; por Brian Epstein Campos

Veja mais