Preocupada com falhas na limpeza e desinfecção de ambientes, Prefeitura publica protocolo

As superfícies limpas e desinfetadas conseguem reduzir em cerca de 99% o número de microrganismos.

A Prefeitura Municipal de Patos de Minas publicou nesta segunda-feira (29) um protocolo para orientar o processo de limpeza e desinfecção de ambientes e assim evitar ou minimizar a disseminação do coronavírus. As superfícies limpas e desinfetadas conseguem reduzir em cerca de 99% o número de microrganismos.

O protocolo de limpeza e desinfecção de pisos e superfícies explica que as pessoas podem se contaminar com o coronavírus de 3 formas:  transmissão por contato, transmissão por gotículas e transmissão por aerossol. Para se prevenir, também há medidas consideradas essenciais, como: distanciamento social, higienização das mãos, etiqueta respiratória, uso de máscara e limpeza do ambiente.

Segundo o protocolo, as falhas nos processos de limpeza e desinfecção de superfícies podem ter como consequência a disseminação e transferência de microrganismos nos ambientes de serviços, colocando em risco a segurança dos clientes e dos profissionais que atuam nesses locais. “No sentido de contribuir com a correta limpeza e desinfecção de superfícies, a Vigilância em Saúde de Patos de Minas disponibiliza informações atualizadas sobre o tema. Espera-se que essa publicação proporcione melhor uso e aprimoramento desses processos, de forma a racionalizar esforços, recursos e tempo, garantindo, assim, a segurança de todos”, afirmou.

O protocolo diz que as pessoas devem aumentar a frequência de limpeza dos ambientes, mobiliários e bancadas; desinfetar com álcool a 70%, ou produto de ação similar, os locais habitualmente mais tocados: maçanetas, interruptores, janelas, telefone, teclado do computador, controle remoto, elevadores, itens de uso pessoal (canetas, aparelhos de celular, chaves, óculos), entre outros; manter os ambientes arejados e ventilados a maior parte do tempo, evitando, sempre que possível, o uso de ar-condicionado;

Segundo o documento, quando utilizado sistema de ar-condicionado, ele deve ser mantido com seus componentes limpos e com a manutenção preventiva em dia, sob responsabilidade de um profissional habilitado, adotando estratégias que garantam maior renovação do ar e maior frequência na limpeza dos componentes.

Também recomendou a varredura úmida dos ambientes, com mops ou rodos e panos de limpeza. Esse método evita a dispersão de microrganismos veiculados por meio das partículas de poeira; os panos devem ser exclusivos para uso em cada ambiente. Portanto panos usados na limpeza de banheiros não devem ser usados na limpeza de outros locais, como a copa por exemplo. Ainda, devem estar sempre limpos e alvejados. E sempre que houver presença de matéria orgânica em superfícies, essa deverá ser removida. A seguir, realizar a limpeza com água e sabão e, posteriormente, a desinfecção que deve ser realizada com álcool líquido a 70% nos mobiliários e superfícies ou água sanitária ou produto equivalente em pisos, pias e vasos sanitários. É imprescindível que o local seja rigorosamente limpo antes da desinfecção. VEJA O PROTOCOLO NA ÍNTEGRA!

Últimas Notícias

Após denúncias, PM encontra drogas em terreno e leva dono de tabacaria para a delegacia

Veja mais

Em ataque sangrento, pitbulls matam cão em Carmo do Paranaíba; imagens fortes

Veja mais

Moradores ficam sem energia após caminhão danificar fiação no condomínio Moradas

Veja mais

Professora faz apelo para encontrar motorista que bateu em seu carro estacionado no Centro e fugiu

Veja mais

Carros atingem pedestres após acidente causado por avanço de parada, na av. Brasil

Veja mais

Bazar de Santo Antônio reúne mais de 10.000 itens com preço baixo, nesta quinta-feira

Veja mais