Prefeitura vai oferecer descontos e condições especiais para pagamento de dívidas com o município

Um Projeto de Lei com as regras do Programa será encaminhado à Câmara Municipal para a apreciação dos vereadores.

O prefeito Luís Eduardo Falcão deverá lançar nos próximos dias o Programa Especial de Liquidação de Débitos – PELD, uma iniciativa que vai oferecer descontos de até 95% em juros e multas e condições especiais de pagamento para os contribuintes que estão em débito com o município de Patos de Minas. Um Projeto de Lei com as regras do Programa será encaminhado à Câmara Municipal para a apreciação dos vereadores.

O Programa prevê descontos de até 95% em juros e multas, entrada facilitada, parcelamento em até 60 vezes, desconto maior para a adimplência nos pagamentos parcelados, desconto adicional de até 5% nos parcelamentos por débito automático pagos no vencimento e possibilidade de dação de bens imóveis em pagamento. Os contribuintes terão as seguintes opções:

- Pagamento à vista: desconto de 95% nos juros e multas

-Pagamento em até 6 parcelas: desconto de 80% nos juros e multas

-Dação de bens imóveis em pagamento: desconto de 60% nos juros e multas

-Pagamento em até 60 parcelas: desconto de 50% nos jutos e multas

Quase todos os débitos, exceto as infrações à legislação ambiental e aqueles decorrentes de lançamentos de ofício decorrentes de infrações praticadas com dolo, fraude ou simulação em que se visou lesar o fisco municipal. Multas relativas a construções irregulares também poderão ser incluídas com descontos de até 30%.

No ano de 2020, segundo a Secretaria Municipal de Finanças e Orçamento, a Prefeitura de Patos de Minas possuía cerca de R$ 168 milhões em débitos incluídos em dívida ativa. Em dois anos de pandemia da Covid-19, muitas pessoas perderam renda e tiveram dificuldades em honrar compromissos, o que elevou para R$ 194,5 milhões o valor da dívida ativa.

Agora, com a expectativa de retomada da economia nos próximos meses, a Administração Municipal pretende oferecer as condições necessárias para que os contribuintes estejam em dia com suas obrigações. O prefeito Luís Eduardo Falcão disse que já vinha estudando uma proposta de refinanciamento das dívidas dos contribuintes desde o início da gestão e que aguardava o melhor momento para lançar o programa.

Últimas Notícias

Casal é flagrado com droga escondido em lençóis debaixo de caminhão

Veja mais

Acusado de furtar medicamento que virou moda para emagrecer é preso em Patos de Minas

Veja mais

Furto de motocicleta no bairro Lagoa Grande termina com três pessoas presas

Veja mais

Ecoponto poderá ser instalado em Patos de Minas para coleta de pneus e outros inservíveis

Veja mais

Jovem sai de boate de madrugada, inventa que foi assaltado e acaba detido, em Patos de Minas

Veja mais

Moradores mostram grande volume de água saindo do Aeroporto e reclamam de estragos

Veja mais