Prefeitura vai oferecer descontos e condições especiais para pagamento de dívidas com o município

Um Projeto de Lei com as regras do Programa será encaminhado à Câmara Municipal para a apreciação dos vereadores.

O prefeito Luís Eduardo Falcão deverá lançar nos próximos dias o Programa Especial de Liquidação de Débitos – PELD, uma iniciativa que vai oferecer descontos de até 95% em juros e multas e condições especiais de pagamento para os contribuintes que estão em débito com o município de Patos de Minas. Um Projeto de Lei com as regras do Programa será encaminhado à Câmara Municipal para a apreciação dos vereadores.

O Programa prevê descontos de até 95% em juros e multas, entrada facilitada, parcelamento em até 60 vezes, desconto maior para a adimplência nos pagamentos parcelados, desconto adicional de até 5% nos parcelamentos por débito automático pagos no vencimento e possibilidade de dação de bens imóveis em pagamento. Os contribuintes terão as seguintes opções:

- Pagamento à vista: desconto de 95% nos juros e multas

-Pagamento em até 6 parcelas: desconto de 80% nos juros e multas

-Dação de bens imóveis em pagamento: desconto de 60% nos juros e multas

-Pagamento em até 60 parcelas: desconto de 50% nos jutos e multas

Quase todos os débitos, exceto as infrações à legislação ambiental e aqueles decorrentes de lançamentos de ofício decorrentes de infrações praticadas com dolo, fraude ou simulação em que se visou lesar o fisco municipal. Multas relativas a construções irregulares também poderão ser incluídas com descontos de até 30%.

No ano de 2020, segundo a Secretaria Municipal de Finanças e Orçamento, a Prefeitura de Patos de Minas possuía cerca de R$ 168 milhões em débitos incluídos em dívida ativa. Em dois anos de pandemia da Covid-19, muitas pessoas perderam renda e tiveram dificuldades em honrar compromissos, o que elevou para R$ 194,5 milhões o valor da dívida ativa.

Agora, com a expectativa de retomada da economia nos próximos meses, a Administração Municipal pretende oferecer as condições necessárias para que os contribuintes estejam em dia com suas obrigações. O prefeito Luís Eduardo Falcão disse que já vinha estudando uma proposta de refinanciamento das dívidas dos contribuintes desde o início da gestão e que aguardava o melhor momento para lançar o programa.

Últimas Notícias

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

Imagens mostram suspeitos de furtar cofres com joias e dinheiro; se você conhece denuncie

Veja mais