Prefeitura terá 180 dias para resolver os problemas provocados pelos cães abandonados

Em um ano, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar registraram mais de 190 ocorrências envolvendo cães abandonados.

A Prefeitura de Patos de Minas terá 180 dias para implantar medidas que resolvam os problemas causados pela superpopulação de cães abandonados que tomam conta da cidade. A Câmara Municipal aprovou na tarde dessa segunda-feira (16) o Projeto de Lei do vereador Batista Miúdo que institui um Programa para o trato com estes animais.

Membros da Associação de Proteção dos Animais de Patos de Minas, representantes do Ministério Público, da Administração Municipal e da Polícia Militar de Meio Ambiente participaram da Tribuna Livre, antes da votação. Eles explicaram os problemas causados pelos cães abandonados, as ações que estão sendo desenvolvidas e a importância da aprovação do Projeto para proteger os animais e a população dos problemas que eles podem causar.

Major Campos, comandante da 10ª Cia Especializada de Meio Ambiente e Trânsito, apresentou números que mostram a necessidade da implantação de medidas emergenciais. Em um ano, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar registraram mais de 190 ocorrências envolvendo cães abandonados. Mais de 100 dessas ocorrências correspondem a acidentes de trânsito ou a ataques de cães.

O projeto aprovado na Câmara prevê a construção de uma estrutura no Centro de Controle de Zoonoses para abrigar os cães abandonados, para fazer cirurgias de castração, para tratar dos animais doentes e ainda implantar um chip em todos os cães existentes na cidade para evitar que os animais sejam abandonados.

O Projeto prevê ainda a implantação de um Programa Educativo para estimular a posse responsável dos animais de estimação e adoção daqueles que foram abandonados. De acordo com representantes da Associação de Proteção dos Animais, estas medidas poderiam resolver o problema no prazo de três anos.

O Projeto foi aprovado por unanimidade, mas ainda depende de aprovação do Poder Executivo. A prefeita Béia Savassi terá 180 dias para implantar estas medidas.

Últimas Notícias

Ladrões cortam correntes e furtam todas as baterias de carretas estacionadas no bairro Guanabara

Veja mais

Fenômeno raro: cometa com longa cauda pode ser visto nos céus de Patos de Minas

Veja mais

Polícia Militar localiza arma artesanal de grosso calibre em lote vago, em Carmo do Paranaíba

Veja mais

Foragido da justiça de São Paulo é preso durante operação na MGC354, de Patos de Minas

Veja mais

URT apresenta novos uniformes para a temporada 2025 com retorno da camisa listrada

Veja mais

Polícia Militar prende homem por furtar cerca de R$34.000,00 em joias de ouro, em Carmo do Paranaíba

Veja mais