Prefeitura retira toneladas de lixo da casa onde garoto vivia em situação de abandono

Com a garantia de segurança da Polícia Militar, equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura fizeram um mutirão para limpar o


Pedaços de móveis e eletrodomésticos sem a menor utilidade e que eram guardados como se fossem novos foram levados para o aterro sanitário.
A casa no centro de Patos de Minas onde um adolescente de 14 anos vivia no meio do lixo voltou a ser o centro das atenções na manhã desta quarta-feira (07). Com a garantia de segurança da Polícia Militar, equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e do Programa Municipal de Combate a dengue fizeram um mutirão para limpar o lugar.

O caso do garoto que vivia em situação de abandono em uma casa tomada pelo lixo foi denunciado por vizinhos. Preocupados com a saúde do garoto, eles acionaram a imprensa e aceleraram um processo na Justiça para o tratamento da família. O adolescente e os familiares sofrem da doença conhecida como Síndrome de Diógenes e acumulam o lixo.

Pessoas que tiveram acesso ao interior da residência registraram a situação de abandono. Em alguns pontos da casa, o lixo acumulado passava de 1,5m de altura. O vaso estava entupido as necessidades fisiológicas eram feitas em latas. Restos de comida e alimentos vencidos estavam por toda parte. O mau cheiro tomava conta do imóvel.

Dois caminhões da Prefeitura foram usados para retirar o lixo que estava acumulado no interior da casa. O trabalho foi acompanhado por técnicos da Vigilância Sanitária e por conselheiros tutelares. As fitas de vídeo e brinquedos do adolescente foram preservados, mas uma montanha de lixo foi retirada. Pedaços de móveis e eletrodomésticos sem a menor utilidade e que eram guardados como se fossem novos foram levados para o aterro sanitário.

A mãe do garoto chegou no meio da limpeza e reclamou que estavam levando suas coisas. A mulher também sofre com a Síndrome de Diógenes e necessita de acompanhamento. Depois de muito diálogo, ela permitiu que o lixo continuasse sendo retirado, mas de acordo com Ivanildo Alves Zica, diretor de limpeza urbana, muita coisa ainda ficou para trás.

O Ministério Público ajuizou uma ação pedindo a internação do adolescente. A intenção é levá-lo para um Hospital especializado nesse tipo de doença. Os cuidados podem fazer com que o garoto leve uma vida normal. Ele não frequentava mais a escola, mas de acordo com as conselheiras tutelares que acompanham o caso, as notas dele são acima de 70 e ele só não poderá passar para a próxima serie por causa da frequência.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Senhor de 82 anos com Alzheimer, desaparecido há mais de 2 dias, é encontrado com vida em Patos de Minas

Veja mais

Patos de Minas ultrapassa 170 mil habitantes, aponta IBGE; veja outras cidades da região

Veja mais

Motociclista fica ferido após bater em cachorro que atravessou rua no Jardim Quebec, em Patos de Minas

Veja mais

Prefeitura divulga programação de setembro do programa Farmácia no Bairro em Patos de Minas

Veja mais

Penúltimo mutirão de vacinação antirrábica acontece neste sábado em Patos de Minas; veja locais

Veja mais

Homem é preso após tentar agarrar mulher à força, brigar com outro indivíduo e ameaçar policiais

Veja mais