Prefeitura recebe 3.179 chips para ampliar o monitoramento de cães e gatos em Patos de Minas

O intuito é reduzir a proliferação desordenada de cães e gatos e o abandono.

Representantes do Centro de Controle de Zoonoses de Patos de Minas foram a Belo Horizonte participar da solenidade de entrega dos chips do Programa Estadual "Conheça seu Amigo". O município recebeu 3.179 chips que serão usados em ações de saúde animal. Casos de raiva identificados nos últimos dias na cidade são uma preocupação.

Amparado pela Lei 21.970, de 15/01/2016, que dispõe sobre a proteção, a identificação e o controle populacional de cães e gatos, o programa envolve a doação pelo Governo estadual, por meio da Semad/Suges, de leitores e microchips para aplicação subcutânea em 10% da população de cães e gatos das cidades selecionadas.

Com essa medida, os municípios beneficiados poderão realizar ações de manejo ético populacional, promoção da saúde animal e educação humanitária, com foco na guarda responsável. O intuito é reduzir a proliferação desordenada de cães e gatos e o abandono, garantindo o bem-estar dos animais em âmbito estadual.

A prioridade de aplicação em Patos de Minas serão os animais provenientes de comunidades de baixa renda e animais errantes (abandonados), para doação sob a tutela de organizações da sociedade civil. No município, esse trabalho já acontece com apoio da Associação de Proteção Animal e Ambiental (Aspaa).

Últimas Notícias

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

Imagens mostram suspeitos de furtar cofres com joias e dinheiro; se você conhece denuncie

Veja mais