Prefeitura nomeia comissão para acompanhar municipalização de escolas estaduais

Pelo menos três escolas que pertencem ao Estado devem passar para a gestão do município.

Uma comissão formada por representantes da Prefeitura, da Câmara Municipal e do Conselho Municipal de Educação foi formada para acompanhar o processo de municipalização de escolas estaduais em Patos de Minas. Pelo menos três escolas que pertencem ao Estado devem passar para a gestão do município.

A proposta prevê a municipalização da Escola Estadual Cônego Getúlio, Escola Estadual Monsenhor Fleury e da Escola Estadual Professor Modesto. Para que o município assuma a gestão dessas três escolas, o Governo do Estado propôs um repasse de R$ 65 milhões divididos em três parcelas, sendo a primeira em novembro deste ano, a segunda em janeiro e a terceira em abril de 2023.

O processo de municipalização das três escolas vem sendo discutido há algum tempo em Patos de Minas. A direção do SindUTE se diz contrária à proposta, apontando problemas principalmente para os profissionais que trabalham nas escolas. Segundo o presidente do Sindicato, Ricardo Barreto, muitos servidores são contratados e serão dispensados.

Já o superintendente regional de ensino, Carlos Coimbra, afirma que os servidores concursados que desejarem poderão permanecer trabalhando nas escolas. Ele explicou que, com a municipalização, os prédios e toda a estrutura também serão repassados para a Prefeitura, garantindo a qualidade da educação.

Com relação aos recursos de R$ 65 milhões, Carlos Coimbra informou que eles deverão ser investidos na educação. A proposta ainda está sendo analisada e vai precisar de aprovação na Câmara Municipal.

Últimas Notícias

Coopatos celebra a conquista do troféu "Prata" no Prêmio SomosCoop - Excelência em Gestão 2025

Veja mais

Câmeras de segurança registraram tremor de terra que assustou moradores da região

Veja mais

Prefeitura assina ordens de serviço para revitalização do Teatro, de monumentos históricos e para construção de ponte

Veja mais

Polícia Militar lança “Operação Filhos de Minas” para reforçar segurança do comércio em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso em flagrante após arrombar padrão de energia e tentar cortar fiação com faca

Veja mais

Defesa Civil emite alerta para tempestades e grandes volumes de chuva em Patos de Minas

Veja mais