Prefeitura nomeia comissão para acompanhar municipalização de escolas estaduais

Pelo menos três escolas que pertencem ao Estado devem passar para a gestão do município.

Uma comissão formada por representantes da Prefeitura, da Câmara Municipal e do Conselho Municipal de Educação foi formada para acompanhar o processo de municipalização de escolas estaduais em Patos de Minas. Pelo menos três escolas que pertencem ao Estado devem passar para a gestão do município.

A proposta prevê a municipalização da Escola Estadual Cônego Getúlio, Escola Estadual Monsenhor Fleury e da Escola Estadual Professor Modesto. Para que o município assuma a gestão dessas três escolas, o Governo do Estado propôs um repasse de R$ 65 milhões divididos em três parcelas, sendo a primeira em novembro deste ano, a segunda em janeiro e a terceira em abril de 2023.

O processo de municipalização das três escolas vem sendo discutido há algum tempo em Patos de Minas. A direção do SindUTE se diz contrária à proposta, apontando problemas principalmente para os profissionais que trabalham nas escolas. Segundo o presidente do Sindicato, Ricardo Barreto, muitos servidores são contratados e serão dispensados.

Já o superintendente regional de ensino, Carlos Coimbra, afirma que os servidores concursados que desejarem poderão permanecer trabalhando nas escolas. Ele explicou que, com a municipalização, os prédios e toda a estrutura também serão repassados para a Prefeitura, garantindo a qualidade da educação.

Com relação aos recursos de R$ 65 milhões, Carlos Coimbra informou que eles deverão ser investidos na educação. A proposta ainda está sendo analisada e vai precisar de aprovação na Câmara Municipal.

Últimas Notícias

Criminosos rendem família em fazenda, mantêm vítimas em cárcere e roubam sacas de café em Carmo do Paranaíba

Veja mais

Homem flagra a casa do pai sendo furtada, persegue suspeito e o imobiliza até a chegada da polícia

Veja mais

Jovem de 22 anos é preso após sequência de roubos e furtos no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Carro derrapa na pista molhada e bate em barranco na MG410, em Presidente Olegário

Veja mais

Carro de família que viajava pela MG 230 é atingido violentamente por árvore e motorista fica ferido

Veja mais

Chuvas ajudam a amenizar o calor, mas causam estragos em Patos de Minas e na região

Veja mais