Prefeitura garante que melhor técnica para tratar Covid-19 está sendo aplicada em Patos de Minas

O melhor cuidado continua sendo distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos.

Após a coletiva de imprensa nesta segunda-feira (01), o Prefeito Municipal de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, e a Secretária Municipal de Saúde, Ana Carolina Caixeta, falaram sobre como está sendo o tratamento de pacientes com Covid-19 no município. Eles ressaltaram que todos os medicamentos para tratar a doença já vinham sendo disponibilizados. Eles destacaram que serão ampliados a testagem e o rastreio das pessoas infectadas. O melhor cuidado continua sendo distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos.

De acordo com o Prefeito Luís Eduardo Falcão, há muitas divergências, o que é natural, mas todas medidas vêm sendo tomadas com base em dados. Ele disse que os medicamentos que se tornaram muito politizados ultimamente já estavam disponíveis nas unidades de saúde, mas essa prescrição acontece pelo médico, sem haver interferência política.

Ele destacou que estudou a situação de Búzios/RJ e que vai ampliar a testagem e rastreio dos casos em Patos de Minas para diminuir a contaminação. Como foi divulgado pelo prefeito daquela cidade, houve uma força-tarefa para testar e rastrear os pacientes precocemente para evitar novos contágios. “Vamos ampliar a testagem para que as pessoas tenham o resultado mais rápido, evitando que essas pessoas continuem transitando e contaminando outras pessoas”, disse.

A Secretária Municipal de Saúde, Ana Carolina Caixeta, também garantiu que a melhor técnica para tratar Covid-19 em Patos de Minas vem sendo adotada. Segundo ela, todas as opções de medicamentos, como hidroxicloroquina, azitromicina e ivermectina, foram disponibilizados nas unidades de saúde para que os médicos façam a prescrição. “Como gestores, a gente se  abstém de toda a politização “, disse.

Ela ressaltou a ampliação da testagem para cercar os casos e assim frear o índice de contaminação. A Secretária ainda destacou que a situação é mais grave porque foi notada uma mudança de critérios clínicos e muitos jovens têm tido a situação agravada. Ela contou que não pode dar certeza que há variantes do coronavírus na cidade, mas é certo que o cenário clínico é pior. Segundo Ana Carolina Caixeta, o Estado está fazendo pesquisa para mapear as variantes e, em Patos de Minas, houve coleta de material para exame.

As medidas preventivas- uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social- que são as mais importantes, devem continuar.

Últimas Notícias

Homem com várias passagens policiais é preso após tentativa de furto em loja de calçados, em Patos de Minas

Veja mais

Cuidados no preparo e armazenamento dos alimentos garantem ceias mais seguras no fim de ano

Veja mais

URT anuncia jogos-treinos contra Atlético-MG sub20 e Itabirito antes da estreia no Campeonato Mineiro

Veja mais

Saiba o que abre e fecha em Patos de Minas durante e após o feriado de Natal

Veja mais

PM Rodoviária aborda carro com 3 jovens na MGC 354 e apreende droga avaliada em R$ 40 mil

Veja mais

Decreto estabelece indulto natalino a condenados; Doutor Brian explica quem tem direito

Veja mais